Hemoraima entra em estado crítico de estoque de bolsas de sangue; saiba como ajudar

Hemoraima entra em estado crítico de estoque de bolsas de sangue; saiba como ajudar
População está sendo chamada para doar e evitar desabastecimento – Foto: Ascom/Sesau

Com a chegada das festividades de fim de ano e o aumento expressivo de acidentes de trânsito no Estado, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) convoca a população para doação de sangue.

A unidade é a única em todo o Estado a captar sangue que atende às demandas da rede hospitalar pública e privada. Devido ao baixo estoque, a população está sendo chamada para doar e evitar desabastecimento, principalmente para o atendimento das demandas mais urgentes, tanto na rede pública quanto privada.

“Estamos atravessando mais um momento de estoque crítico e pedimos a sua sensibilização e contribuição nessa campanha para salvar mais vidas. Se você não pode doar, nos ajude a divulgar a necessidade para sensibilizar outras pessoas, poste nas suas redes sociais, para que nos procurem”, enfatizou a assistente social do Hemoraima, Hellen Bessa.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. Caso seja menor de idade, será necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60, é preciso ter um histórico de doação.

Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica menos de 24 horas antes da doação.

Doação por aférese

Outro reforço necessário para a unidade é a de doações por aférese, processo em que a quantidade de plaquetas coletadas equivale a oito doações tradicionais de sangue.

O concentrado desse componente é importante principalmente no tratamento de pacientes que sofreram acidentes ou com anemia falciforme.

Para doar, é preciso já ser doador frequente, obedecer aos critérios exigidos para a doação comum e ter um bom calibre de veia. A pessoa deve pesar pelo menos 70 kg.

O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98404-9593.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/09/26/roraima-entra-em-alerta-para-baixo-estoque-de-sangue-tipos-o-e-o-e-hemoraima-convoca-doadores/

https://oanalitico.com.br/saude/2023/08/04/centro-de-hemoterapia-e-hematologia-de-roraima-lanca-campanha-com-foco-na-doacao-de-plaquetas-por-aferese/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/21/doacoes-de-sangue-tipo-a-ao-hemoraima-devem-ser-agendadas-para-evitar-perda-de-bolsas-informa-sesau/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/15/com-baixo-estoque-hemocentro-de-roraima-convoca-doadores-voluntarios-dos-tipos-sanguineos-o-e-o/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *