DPE-RR orienta consumidores em casos de interrupção de serviços essenciais

DPE-RR orienta consumidores em casos de interrupção de serviços essenciais
‘Caso regras não sejam obedecidas pelas empresas, é gerado direito do consumidor de ingressar com ação judicial, até de indenização por danos morais’, diz a defensora Elcianne Viana – Foto: Divulgação/DPE-RR

Os serviços públicos devem ser oferecidos de maneira adequada e segura, respeitando o princípio constitucional da eficiência, a exemplo do abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica e telecomunicação, além da internet.

Em caso de interrupção, a defensora pública Elcianne Viana, titular da Defensoria Pública junto ao Juizado Especial Cível, explica que é necessário haver uma comunicação prévia da empresa para o consumidor.

“Esses serviços essenciais são considerados contínuos, então, havendo alguma falha na prestação, o consumidor tem alguns direitos, que devem ser resguardados. Por exemplo, deve haver comunicação prévia de que o serviço será desligado, deve ser informado o dia a partir do qual será realizado o desligamento, que deve ocorrer necessariamente durante o horário comercial”, explicou.

Conforme a Lei nº 14.015/2020, é proibida a suspensão da prestação dos serviços públicos às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou no dia anterior ao feriado.

A defensora explica ainda que é importante que os consumidores estejam cientes de que, em casos de não cumprimento dessas regras por parte das empresas, eles têm o direito de ingressar com ação judicial.

“Caso não sejam obedecidas essas regras, é gerado o direito do consumidor de ingressar com ação judicial, até de indenização por danos morais. Então, é preciso ficar atento, se resguardar com provas, com informações desse descumprimento por parte das empresas para poder ter o direito de ingressar e ser eficaz com a propositura da ação segundo o direito que foi lhes dado”, afirmou.

Para obter orientação adicional ou solicitar apoio jurídico gratuito, os consumidores podem entrar em contato com a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) por meio do atendimento virtual no WhatsApp (95) 99168-4436, ou procurar a sede Cível, localizada na Avenida Sebastião Diniz, 1165, bairro Centro.

A defensora orienta também que a população pode utilizar o site consumidor.gov.br, para fazer denúncias contra empresas que descumprem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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Por Redação

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