Decreto institui ‘Casa de Governo’ em Roraima para enfrentar crise na Terra Indígena Yanomami

Decreto institui ‘Casa de Governo’ em Roraima para enfrentar crise na Terra Indígena Yanomami
Invadida por garimpeiros e abandonada pelo governo Bolsonaro, Terra Indígena Yanomami sofre com malária, contaminação por mercúrio e desnutrição severa – Foto: Condisi-YY/Divulgação

O presidente Lula (PT) assinou um decreto criando uma “Casa de Governo” em Boa Vista, com o objetivo de monitorar e enfrentar a crise na Terra Indígena Yanomami. O despacho foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).

A Casa de Governo é uma estrutura permanente do governo que contará com agentes públicos de 13 órgãos federais.

A estrutura em Boa Vista vai coordenar e monitorar a execução do plano de enfrentamento da crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, promover a interlocução entre a União, o estado e o município na execução de políticas públicas emergenciais e permanentes para os povos indígenas da Terra Yanomami, acompanhar a implementação das políticas públicas emergenciais e permanentes para os yanomami, entre outros.

A Terra Yanomami é considerada o maior território indígena do Brasil. A região enfrenta uma crise sem precedentes, com casos graves de indígenas com malária e desnutrição severa.

 

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *