Campanha de recadastramento para usuários do transporte público vai até 30 de março
A campanha de recadastramento para todos os usuários do transporte público coletivo em Boa Vista vai encerrar dia 30 de março. Após esse prazo, quem não atualizar o cadastro não poderá mais utilizar o cartão nos novos validadores de bilhetagem eletrônica, equipados com a tecnologia de reconhecimento facial.
O atendimento ocorre na sala de fiscalização de transportes, no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro, das 7h às 17h. O recadastramento é gratuito e o cidadão deve apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência.
Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino. Para pessoas com deficiência (PCDs), além dos documentos pessoais, é necessário um laudo atualizado. Quem utiliza o Cartão Cidadão deve apresentar apenas os documentos pessoais.
Desde o início da campanha, em janeiro, apenas 30% dos usuários atualizaram o cadastro. Tiago Lima, gerente da Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos Ltda., empresa com a concessão do transporte público coletivo na capital, explica que após 30 de março ainda será possível fazer o recadastramento.
“Removeremos os validadores antigos e, para voltar a utilizar o cartão, o cidadão deverá atualizar o cadastro. Não fazemos mais recargas nos cartões antigos para agilizar o processo”, pontua.
A campanha – Iniciada em janeiro, priorizou inicialmente o público preferencial com gratuidade total, começando pelos idosos, com cerca de 3 mil beneficiários, e pessoas com deficiência (PCD), com aproximadamente 3 mil passageiros. No mês seguinte, os estudantes, com cerca de 10 mil cadastrados, que têm desconto de 50% na tarifa, foram atendidos. Em março, iniciou-se o atendimento aos 3 mil passageiros do público geral que utilizam o cartão cidadão.
Mais segurança – O novo sistema reconhece a identidade da pessoa a partir de uma imagem capturada pela câmera integrada ao aparelho. A imagem é comparada com a foto do cadastro do usuário, e se houver compatibilidade, o acesso é liberado. Caso contrário, o cartão pode ser bloqueado, e o usuário pode ser notificado.