Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR já confeccionou 30 perucas
A Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima já confeccionou 30 perucas com cabelos doados neste ano. A iniciativa faz parte da campanha Mechas de Esperança que ocorre em prol de mulheres acometidas pelo câncer.
Posteriormente, durante a campanha Outubro Rosa, as perucas serão entregues a mulheres atendidas pela Liga Roraima de Combate ao Câncer (LRCC). Enquanto isso, a ALE-RR segue recebendo fios tanto na sede quanto no Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), em Boa Vista.
A diretora da unidade, Hannah Monteiro, enfatizou a importância de dar continuidade a este trabalho em parceria do SEM e a LRCC, que se iniciou ano passado e atendeu dezenas de mulheres.
“Vimos que as pessoas se sensibilizaram realmente com a causa e estamos dando continuidade. Já estamos recebendo as mechas porque é necessário muito cabelo para produzir uma única peruca, então precisamos de bastante doação”, disse.
Hannah reforçou que a ALE-RR conta com parcerias para tornar a produção das perucas uma realidade. Uma delas é um salão de beleza que faz corte de cabelo gratuito para quem vai doar os fios.
Basta entrar em contato com o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 e solicitar o corte. O próprio Chame faz o agendamento com o salão de beleza. “Não importa se o cabelo é curto ou grande, natural ou pintado; estamos recebendo todos os tipos de mechas”, acrescentou.
Parcerias que dão certo
A campanha Mechas de Esperança é uma iniciativa da Secretaria Especial da Mulher e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, associação voluntária que atende mulheres vítimas da doença de forma totalmente gratuita.
A presidente da Liga, a médica Magnólia Rocha, frisou que participar do projeto tem sido uma honra, uma vez que a campanha investe na qualidade de vida e na autoestima dessas mulheres que perdem seus cabelos.
“É muito lindo ver a satisfação dessas mulheres quando elas colocam as perucas e se veem com os cabelos. Qualquer pessoa que perdeu os cabelos, seja por tratamento oncológico ou outras doenças, pode vir à Liga e solicitar uma peruca”, reforçou.
Depois que os cabelos das pacientes começam a crescer e ficam grandes, elas devolvem a peruca para a LRCC para que outras mulheres sejam beneficiadas também.
Onde doar as mechas
Além de solicitar o corte de cabelo no salão de beleza parceiro, os doadores que cortarem os cabelos em outro local podem deixar as mechas na Assembleia Legislativa de Roraima, localizada no Centro Cívico, ou no Chame, situado na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida.