Procon Assembleia auxilia consumidores a quitarem dívidas em mutirão de negociações

Procon Assembleia auxilia consumidores a quitarem dívidas em mutirão de negociações

No período de 1º a 30 de novembro, o Procon Assembleia auxilia os consumidores inadimplentes a quitarem as dívidas com melhores condições e prazos no tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

A iniciativa é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país para reequilibrar as finanças dos brasileiros.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o consumidor que desejar participar pode negociar diretamente com a instituição financeira ou por meio da plataforma consumidor.gov.br.

“Existem duas formas para o consumidor quitar as dívidas e entrar em contato com essas instituições. A primeira é diretamente com a instituição. Ao entrar em contato, ele informa que deseja quitar a dívida e a instituição vai informar quais as condições. A segunda é dentro da plataforma do ConsumidorGov, em que, de forma gratuita e segura, o consumidor entra em contato com a instituição, informa que tem interesse na negociação e será notificado das condições para quitação”, explicou a diretora.

Ainda segundo Mileide, desde que o consumidor não tenha dado nenhum bem em garantia dessas dívidas, ele pode ter uma melhor negociação nesse momento. Os acordos podem ser feitos com dívidas de cartão de crédito, consignado e empréstimos.

“Cada instituição faz um cronograma de como oferecer melhores condições para o consumidor. Aqueles que não conseguirem ter uma boa negociação, podem procurar o Procon para que possamos fazer essa mediação. Lembrando que esse mutirão não é dedicado, por exemplo, a consumidores superendividados. Para isso, temos uma legislação especial e pedimos que o consumidor venha ao Procon para traçarmos um plano de como quitar essa dívida”, esclareceu.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *