Polícia Civil cumpre mandados de busca em residência de policiais militares na terceira fase da Operação Janus
A Polícia Civil de Roraima deflagrou a terceira fase da Operação Janus, cumprindo mandados de busca e apreensão em residências de quatro policiais militares, investigados pela prática de homicídio cometido no contexto de execução sumária.
A ação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, por meio da Delegacia Geral de Homicídios, foi coordenada pelo delegado Jean Daniel e contou com quatro equipes operacionais. Contou ainda com o apoio do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Nesta etapa da operação Janus, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar de Boa Vista. Os alvos foram as residências de quatro policiais militares investigados pelo homicídio de Izaias de Souza Caetano, ocorrido em 8 de dezembro de 2023.
De acordo com o delegado Jean Daniel, responsável pela operação, os mandados de busca e apreensão são essenciais para aprofundar as investigações.
Na ocasião do crime, Izaias foi encontrado morto em uma área conhecida como Igarapé da Cachoeirinha. O corpo apresentava uma perfuração por arma de fogo na cabeça, efetuada a curta distância. Vestígios e imagens coletadas no local do crime direcionaram as investigações até os suspeitos.
O delegado também destacou a relevância da operação no contexto das intervenções policiais em Roraima.
“O aumento de 225% nas mortes decorrentes de intervenção policial em 2023 nos preocupa profundamente. A Operação Janus é uma resposta firme da Polícia Civil para garantir que os responsáveis por ações ilegais sejam identificados e responsabilizados, independentemente de quem sejam”, ressaltou Jean Daniel.
Os mandados de busca foram cumpridos nos bairros Caranã, Cauamé, Murilo Teixeira e Jardim Tropical.
“Estamos empenhados em oferecer respostas concretas à sociedade roraimense e as ações realizadas hoje reforçam nosso compromisso com a justiça e o respeito à vida”, concluiu o delegado.