Provas para cargo de médico legista do concurso da Polícia Civil de Roraima são canceladas após ação do MP na Justiça
A Polícia Civil de Roraima e a fundação Vunesp anularam nesta quinta-feira (25) as provas discursivas e objetivas para o cargo de médico legista aplicadas em novembro de 2022. A decisão acontece um dia após o Ministério Público do Estado (MPRR) entrar com um pedido de liminar na Justiça para que o governo suspendesse imediatamente o concurso em razão de irregularidades.
Conforme apuração da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, a aplicação do exame, que inicialmente ocorreria em agosto de 2022, foi suspensa em decorrência de desvio de rota do caminhão que transportava as provas. Na época, o material foi incinerado e o certame aconteceu em novembro do mesmo ano. No entanto, 12 das 40 questões da avaliação para vaga de médico legista eram exatamente iguais às perguntas contidas na prova incinerada e disponibilizada pelo site da Vunesp.
Segundo a Polícia Civil, a anulação se deve à reanálise das 40 questões da prova de conhecimentos específicos, onde foram constatadas e anuladas questões que podem ser consideradas plágio indireto da prova cancelada em agosto de 2022.
A Fundação Vunesp, responsável pelo concurso, havia lançado um edital convocando os candidatos ao cargo de médico legista, com a atribuição de pontuação a todos os concorrentes presentes à prova objetiva. Por consequência, foram anulados todos os atos subsequentes e eles foram reclassificados.
De acordo com o diretor do Departamento Administrativo da Polícia Civil, delegado Jimmy Santana, a suspensão da aplicação das provas é de extrema relevância para manter a transparência do concurso e não prejudicar os candidatos.
“É importante ressaltar que somente aqueles que concorrem à vaga de médico legista deverão refazer as provas”, enfatizou.
Um novo edital de convocação com a data das provas será publicado em breve no Diário Oficial do Estado de Roraima e no site da Vunesp (http://www.vunesp.com.br), com antecedência mínima de 45 dias para que os candidatos possam se organizar.
https://oanalitico.com.br/cidades/2023/05/25/ministerio-publico-de-roraima-pede-a-justica-suspensao-do-concurso-da-policia-civil-por-irregularidades/
https://oanalitico.com.br/destaques/2022/08/13/provas-do-concurso-publico-da-policia-civil-de-roraima-sao-remarcadas-pela-segunda-vez/
https://oanalitico.com.br/cidades/2022/03/12/governo-prorroga-contrato-com-banca-responsavel-por-concurso-da-policia-civil-de-roraima/
https://oanalitico.com.br/destaques/2022/06/24/escolegis-reabre-inscricoes-de-preparatorio-para-concurso-da-policia-civil/