Em Rorainópolis, 50 casais dizem ‘sim’ em casamento coletivo da DPE-RR
“Casar com alguém que teve um papel muito fundamental na minha vida, há tanto tempo, é algo muito emocionante”. As palavras ditas por Cleidimar Silva, 37, que casou com Marcelo Medeiros, 37, representam o clima de amor e felicidade que embalou a 1ª celebração do casamento coletivo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) no município de Rorainópolis. Os dois estão entre os 50 casais que realizaram o sonho de formalizar sua união na sexta-feira (12). O evento foi realizado no ginásio da Escola Estadual Padre Eugênio Possamai.
Cleidimar e Marcelo já tiveram um relacionamento no passado e chegaram a morar juntos há cerca de 18 anos. No entanto, foram separados por circunstâncias da vida, mas há três anos voltaram a namorar. O tão esperado “sim” foi acompanhado pelos filhos que cada um teve em relações anteriores. Agora, Cleidimar está grávida de três meses e a emoção foi ainda maior.
“Passamos esse tempo todo separados. Eu lembrava, mas aí foi uma coisa que fizeram a gente se separar. Mas voltamos. Deus queria desse jeito e foi desse jeito. Cheguei a ir embora para o Maranhão, rodei o Brasil todinho, Paraguai, e voltei para cá de novo. Nos reencontramos e começamos a namorar de novo. Agora, casamos e estamos esperando um filho”, detalhou Marcelo.
Para o defensor público-geral, Oleno Matos, a realização do casamento coletivo em Rorainópolis é a reafirmação de que a Defensoria está cumprindo a sua missão institucional de levar cidadania a todo o estado, ficando cada vez mais perto do cidadão.
“A Defensoria está à disposição do cidadão e tem provado, cada vez mais, o seu papel de porta-voz daquelas pessoas que, muitas vezes, não têm voz. E a gente vem aqui para garantir cidadania, acesso a direitos, ampliando o atendimento e, o principal de tudo, tem estado cada vez mais perto da população. A Defensoria foi criada para fazer a diferença na vida das pessoas e é isso que temos feito”, afirmou.
A Defensoria contou com a parceria do Tribunal de Justiça de Roraima, Justiça Itinerante e Cartório de Ofício Único de Rorainópolis. A próxima edição vai ocorrer em Boa Vista e promoverá a oficialização do matrimônio de 200 casais, com a parceria da Prefeitura de Boa Vista, Tribunal de Justiça de Roraima e dos cartórios Daniel Aquino e Loureiro.