Dia do Meio Ambiente: instituições de Roraima incentivam conscientização e responsabilidade socioambiental
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promove, a partir desta segunda-feira (5) até 13 de junho, a 7ª Semana do Meio Ambiente, uma parceria entre o Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade (SGSA), e a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS). O objetivo principal é promover sensibilização e capacitações em sustentabilidade.
Desde 2017, o evento do Poder Judiciário estimula a reflexão, fomenta ações de uso sustentável de recursos naturais e bens públicos e reduz o impacto das atividades do órgão no meio ambiente.
A programação se inicia no Dia Mundial do Meio Ambiente. A abertura ocorre de forma presencial, às 9h, na sala 415, da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), com transmissão ao vivo pelo canal do TJRR na plataforma do YouTube. Na ocasião, serão entregues mudas de plantas de variadas espécies, doadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).
Já nesta terça (6), acontece o III Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico, com a participação dos tribunais da região, evento que também será transmitido pelo canal Ejurr.
Na quarta-feira (7), o Poder Judiciário fará uma “blitz sustentável”. Servidores e estagiários do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade percorrerão as unidades do Tribunal de Justiça dando orientações em relação ao consumo consciente de papel, café, água e energia elétrica.
Em 12 de junho, haverá uma palestra sobre “Energias Renováveis e Alternativas para a Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis”, às 9h, na sala 415 do prédio administrativo, podendo ser acompanhada pelo canal da Ejurr no YouTube.
No último dia de programação, 13 de junho, serão realizados um bazar e uma feira de orgânicos, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O bazar é uma oportunidade de desapego de itens como roupas, sapatos e acessórios entre servidores do tribunal, e os interessados em participar podem se inscrever no link https://forms.gle/AAkajuBT1QUYqDSM7.
Já durante a feira de orgânicos, a Associação Camponesas do Lavrado vai comercializar uma série de produtos orgânicos, como frutas, legumes e vegetais.
Legislativo
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) entra na campanha mundial de luta pela preservação do meio ambiente com a aprovação de leis que contribuem para a sustentabilidade do Estado.
“O Poder Legislativo, seja por meio de projetos de lei apresentados pelos deputados ou por meio de ações e campanhas publicitárias, busca sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e adoção de práticas sustentáveis”, disse o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Entre as normas discutidas e aprovadas pela ALE-RR, a Lei nº 1.140/2016 institui a “Semana Verde” no calendário oficial de Roraima e pretende levar conscientização à população roraimense por meio de palestras e da divulgação de material publicitário sobre o tema. O período é comemorado anualmente na semana do 5 de junho.
Recentemente, foi sancionada a Lei nº 1.776/2023, que pretende minimizar os efeitos humanos na natureza. A norma instituiu a Semana de Conscientização e Orientação sobre Reciclagem e Descarte de produtos eletroeletrônicos. De autoria do ex-deputado Evangelista Siqueira, o texto visa esclarecer as pessoas sobre a destinação correta desse tipo de produto e tem como período de conscientização a última semana de março.
Já a Lei nº 770/2010 criou o programa estadual de tratamento e reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e de uso culinário. A matéria é de autoria da ex-deputada Socorro Simões e traz medidas estratégicas de controle técnico, para se evitar o lançamento de poluentes nas águas, no ar ou no solo.
Outra iniciativa parlamentar é o Selo Verde, que objetiva identificar produtos fabricados, produzidos e comercializados, em Roraima ou exportados, que não causem danos ao meio ambiente. De autoria do ex-deputado Sérgio Ferreira, a ideia foi viabilizada por meio da Lei nº 377/2003, que atribui à Femarh, após consulta ao Conselho Estadual de Meio Ambiente, a administração e aplicação das medidas necessárias à rotulagem ambiental.
Preservação e sensibilização
Em Roraima, são várias as iniciativas que visam à preservação e conscientização sobre o meio ambiente. Uma delas ocorre na Escola Estadual Diva Lima, que desenvolve projetos com a comunidade escolar sobre reciclagem, reutilização da água e germinação de girassóis. Em diversos setores da escola, o conceito de sustentabilidade é valorizado, o que contribui para a consciência ambiental de alunos, pais, professores e funcionários da unidade de ensino.
“A gente tem grandes problemas de impactos ambientais em todos os biomas do Brasil, porém estamos no maior do mundo, que é a floresta amazônica. Por isso, é extremamente importante a gente trazer desde cedo essa conscientização, para que eles repassem inclusive para os pais e, assim, termos uma geração que consiga preservar cada vez mais o meio ambiente e todos os recursos naturais”, disse Ramoni Mafra, professora de biologia da escola.
Quem também desenvolve ações de sustentabilidade no município de Boa Vista é o Instituto Pirilampo. A instituição é ponto de coleta dos mais diversos materiais, a exemplo de plásticos, papéis, vidros e produtos eletrônicos usados, os quais serão destinados para reaproveitamento e renda de muitas pessoas.
“A nossa ideia inicial era juntar amigos e limpar as praias da nossa cidade, porém hoje a campanha se transformou em algo bem maior. Várias famílias têm o cuidado de separar o lixo e entregá-lo na nossa sede, sendo a função do instituto levar esse material para a associação de catadores de materiais recicláveis Terra Viva, o que contribui não só para preservação ambiental, mas também impacta na renda de 27 famílias”, disse o fundador do Pirilampos, Márcio Ribeiro.
E a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), preocupada com a qualidade dos recursos hídricos, desenvolve um projeto de limpeza dos mananciais roraimenses. Elizangela Rodrigues, diretora de engenharia e gestão ambiental da instituição, relatou que a campanha “Amigos do Rio” é realizada com órgãos públicos parceiros e objetiva retirar resíduos de igarapés, córregos e rios de Boa Vista, contribuindo, assim, para o aprimoramento da água consumida pela população roraimense.
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/03/27/jovens-do-projeto-crescer-dao-bons-exemplos-durante-acao-de-limpeza-na-praia-do-curupira/
https://oanalitico.com.br/destaques/2022/08/22/garimpo-ilegal-contamina-peixes-de-rios-de-roraima-revela-estudo/
https://oanalitico.com.br/destaques/2022/10/25/prefeitura-disponibiliza-pontos-para-recolhimento-de-embalagens-vazias-de-defensivos-agricolas/
https://oanalitico.com.br/politica/2022/05/30/economia-com-producao-de-energia-solar-em-boa-vista-resulta-em-investimentos-a-populacao/