Governo do estado inaugura presídio em Rorainópolis
O governo inaugurou nessa terça-feira (22) o presídio de Rorainópolis, no Sul do estado. O espaço estava em obra desde 2007 – há 15 anos, informou o estado.
Dividida em seis blocos, a nova unidade tem capacidade para 178 presos e é considerada de segurança máxima pelo governo. A estrutura tem 43 celas coletivas, sendo quatro para pessoas com deficiência, e espaço de 2.916,79 m².
A unidade prisional está pronta para receber os detentos, mas, para que isso ocorra, depende da definição da Justiça. Há celas temos celas individuais, celas para três internos e para sete internos.
“Agora vamos nos reunir com a Justiça para definir como se dará a transferência dos presos para a nova unidade”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes. A secretaria é responsável pela gestão de todas as unidades prisionais de Roraima.
Para tornar o presídio uma unidade de segurança máxima, foi feito um piso foi reforçado com a colocação de placas de ferro. Além disso, foram instalados dispositivos de segurança nas portas das celas de forma a facilitar o fechamento, instaladas câmeras de segurança em toda a unidade.
Atualmente está em andamento a construção do novo presídio de segurança máxima, na área externa da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Até esta terça, a construção estava 70% concluída. A obra foi orçada em quase R$ 20 milhões e há recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do próprio governo. A previsão é que o prédio esteja pronto até junho de 2022.