Conflito entre indígenas deixa dois mortos e cinco feridos na Terra Yanomami
Ao menos dois indígenas morreram e cinco ficaram feridos em um conflito armado na tarde dessa segunda-feira (11), entre as comunidades Tirei e Pixanehabi, na Terra Indígena Yanomami. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a movimentação dos indígenas e sons de tiros . As duas comunidades ficam na região do Xitei, onde há forte presença do garimpo ilegal.
O conflito aconteceu devido os indígenas da comunidade Tirei serem a favor do garimpo, inclusive, com alguns deles trabalhando na mineração. Os indígenas da comunidade Pixanehabi revidaram a invasão da comunidade Tirei com pedaços de pau e facões. Além disso, os feridos estão sem helicóptero para realizar o resgate, pois conforme Hekurari, a única aeronave disponível está em Boa Vista passando por manutenção.
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal novo pedido para obrigar a União a retomar ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A informação foi revelada nesta segunda-feira (11), após a divulgação da denúncia da Hutukara Associação Yanomami de que garimpeiros exigem sexo com meninas e mulheres indígenas como moeda de troca por comida na reserva.