Parlamentares aprovam pedidos de informação a secretário sobre extinção da Dicap e fraude em concurso público

Parlamentares aprovam pedidos de informação a secretário sobre extinção da Dicap e fraude em concurso público
Em junho, servidores da Dicap começaram a ser redistribuídos para outros setores após determinação do titular da Sejuc – Foto: Arquivo

Os deputados estaduais aprovaram três pedidos de informação direcionados ao secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Hércules Pereira, sobre a extinção da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), o andamento do Projeto Renascer e as possíveis irregularidades na análise de recursos e da avaliação psicológica dos concursos públicos organizados pelo Instituto AOCP.

As proposições foram validadas de forma simbólica pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta terça-feira (4) e são de autoria do deputado Rárison Barbosa (PMB).

O Pedido de Informação nº 33/2023 questiona o titular da Sejuc sobre a extinção da Dicap, setor pertencente à estrutura da secretaria. Barbosa fez 12 pedidos ao gestor da pasta relacionados à remoção dos servidores antigos da divisão, além de questionar a mudança no número telefônico do setor.

“Esta proposição visa saber o porquê da extinção da Dicap, que existia há muitos anos. É um setor que trabalha na captura, inteligência e também pela integridade física dos policiais. Assim, esse pedido é para que a gente possa dar uma resposta à sociedade sobre essa abrupta desativação”, ressaltou o parlamentar.

Já o Pedido de Informação nº 35/2023 encaminha 21 questionamentos à Sejuc sobre o andamento do Projeto Renascer, programa que auxilia no processo de ressocialização de reeducandos do sistema prisional. A demanda da proposição visa saber quais oficinas e atividades estão em desenvolvimento, bem como sobre as verbas arrecadadas pelo projeto.

O Pedido de Informação nº 36/2023 tem o propósito de ter informações sobre as possíveis irregularidades na análise de recursos e da avaliação psicológica dos concursos públicos organizados pelo Instituto AOCP. Segundo Barbosa, foram veiculadas na imprensa local denúncias de fraude na emissão de laudos, o que motivou o parlamentar a elaborar os questionamentos à Sejuc.

Esvaziamento 

Em junho, servidores da Dicap começaram a ser redistribuídos para outros setores após determinação do titular da Sejuc, Hércules Pereira. A medida, conforme apuração do Analítico, foi uma forma de esvaziar a divisão, situação que pode colocar em risco a segurança pública de Roraima.

A crise começou após o pedido de destituição do então chefe da Dicap, Roney Cruz.

Uma denúncia feita a O Analítico afirma que os ex-servidores são perseguidos por Hércules Pereira. Policiais penais que trabalhavam na extinta Dicap estariam sofrendo, além da perseguição, “assédio moral por parte da Sejuc”.

Ao pedir exoneração, Roney Cruz alegou “divergência de opiniões e não concordar com as condutas administrativas que vinham sendo adotadas com os servidores do sistema prisional, que estão limitados na busca dos resultados”.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/06/18/denuncia-revela-suposta-perseguicao-de-gestao-da-sejuc-a-policiais-penais/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/06/15/apos-redistribuicao-de-servidores-feita-por-secretario-de-justica-de-roraima-dicap-perde-forca-na-fiscalizacao-de-presos-e-recaptura-de-foragidos/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *