Mais de 670 pessoas são abordadas durante operação em 3 bairros de Boa Vista; duas foram presas por embriaguez

Mais de 670 pessoas são abordadas durante operação em 3 bairros de Boa Vista; duas foram presas por embriaguez
Mais de 20 pontos estratégicos, entre praças e estabelecimentos comerciais, foram percorridos ao longo da operação; profissionais integraram equipes mistas para auxiliar na revista das pessoas abordadas, na segurança e verificações de documentos – Foto: Divulgação/Secom

As Forças de Segurança de Roraima realizaram neste fim de semana a terceira edição da Operação Saturitas, uma ação integrada que tem por objetivo intensificar a presença policial em áreas de risco.

Mais de 20 pontos estratégicos, entre praças e estabelecimentos comerciais, foram percorridos ao longo da operação, o que resultou em 673 abordagens de pessoas, 5 bares notificados, 152 veículos fiscalizados, cumprimento de dois mandados de prisão e duas prisões em flagrante por embriaguez ao volante.

Ao todo, 150 profissionais que atuam na Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran, integraram a operação que percorreu bares, praças e distribuidoras nos bairros Cauamé, Caranã e Cidade Satélite, na zona Oeste de Boa Vista.

Números

Os profissionais integraram equipes mistas para auxiliar na revista das pessoas abordadas, na segurança e verificações de documentos.

Os policiais civis abordaram 61 pessoas, com verificação de documentação pessoal. A grande maioria não portava documentos. Durante as abordagens, os agentes localizaram um jovem de 20 anos com mandado de prisão em aberto por violência doméstica.

A Sejuc disponibilizou quatro equipes. Ao todo, realizaram 166 consultas aos bancos de dados do Canaimé e Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Também abordou 84 pessoas, das quais 7 foram detidas. Quinze veículos foram fiscalizados, e desses, seis foram apreendidos por irregularidades.

A equipe do Corpo de Bombeiros notificou cinco estabelecimentos que estavam com irregularidades, como falta de extintores, equipamentos insuficientes ou vencidos, além de ausência de iluminação de emergência e de regularização do estabelecimento no Corpo de Bombeiros e sinalização de saídas de emergência.

A Polícia Militar abordou 528 pessoas, entre eles, 493 brasileiros e 35 estrangeiros. Foram abordados e fiscalizados ainda na ação 24 veículos de passeio e 54 motocicletas. Desses, um carro e três motocicletas foram apreendidos, o que resultou em dois autos de infração de trânsito e três remoções de veículos.

Os policiais militares cumpriram também um mandado de prisão em aberto, prenderam duas pessoas que estavam em motocicletas com chassis adulterados. Duas pessoas foram presas em flagrante por desacato durante a ação e uma presa em flagrante por embriaguez ao volante. Um albergado foi detido por se encontrar infringindo a condicional. Todos foram apresentados na Central de Flagrantes.

Integração no combate ao crime

Os representantes das instituições de segurança do Estado ressaltaram, durante a terceira edição da Operação Saturitas, que para o combate eficaz à criminalidade é necessária a integração operacional.

“Atuamos com as cinco forças de Segurança do Estado e tivemos mais uma operação bastante exitosa. Estivemos em bairros muito populosos e que precisavam dessa presença policial”, disse o secretário de Segurança Pública, André Fernandes.

Para ele, essa integração entre as forças de segurança é importante para ajudar a população e trazer mais segurança.

Moradores elogiaram a ação das forças de segurança do Estado, dizendo que esse tipo de operação deveria ocorrer com mais frequência. A chegada dos profissionais despertou a atenção de famílias próximas a um bar localizado no bairro Caranã.

Do portão de casa, a empregada doméstica Josefina Torreias e familiares acompanharam a ação dos agentes de segurança. Ela contou que tem um filho autista de quatro anos de idade.

“É um alívio para a gente quando vemos uma ação como essa, o que deveria ocorrer muito mais vezes”, disse.

Josefina relatou que nas noites de todos os fins de semana não consegue dormir bem, porque tem que cuidar do filho autista que fica agitado devido ao barulho da música alta e das motocicletas com escapamento barulhento.

“Pelo menos hoje [domingo,16], depois dessa operação, acredito que dormiremos tranquilos”, complementou.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/05/30/cinco-foragidos-sao-presos-em-operacao-de-reforco-na-seguranca-iniciada-neste-fim-de-semana-em-roraima/

https://oanalitico.com.br/cidades/2023/04/11/operacao-reforca-seguranca-em-escolas-de-roraima-apos-casos-de-ataques-no-pais/

https://oanalitico.com.br/policia/2022/03/27/pedofilo-e-preso-em-operacao-da-policia-que-combate-pornografia-infantil/

https://oanalitico.com.br/policia/2022/10/21/grupo-especializado-cumpre-mais-de-40-medidas-protetivas-por-semana-na-capital-boa-vista/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *