Criança indígena Yanomami morre após surto diarreico atingir comunidade

Criança indígena Yanomami morre após surto diarreico atingir comunidade
Comunidade será atendida por profissionais de saúde que chegam à região em aeronaves das Forças Armadas – Foto: Divulgação

Uma criança Yanomami, com menos de 5 anos, morreu nesta segunda-feira (17) em decorrência de diarreia. Ela foi levada da Comunidade Auaris, na fronteira com a Venezuela, para o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, mas não resistiu.

Segundo o Ministério da Saúde, há um surto diarreico na comunidade. No domingo (16), duas aeronaves das Forças Armadas decolaram para Auaris levando três profissionais especializados em epidemias e cerca de 700 quilos de insumos médicos para combater a doença.

Os especialistas, que fazem parte do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), realizarão estudos para identificar a origem do surto que tem afetado os indígenas da região.

Devido à elevada ocorrência de casos, a ação requer atendimento de urgência. Além disso, a área do Polo Base de Auaris é prioritária na Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) que está sendo enfrentada pela Operação Ágata Fronteira Norte.

O Ministério da Saúde informou que equipes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) prestam assistência às vítimas da epidemia em 11 das 41 comunidades Auaris.

Foram atendidos 90 casos de diarreia, principalmente entre crianças de 1 a 12 anos, entre elas, a que foi removida para Boa Vista e acabou morrendo.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/17/forcas-armadas-transportam-medicamentos-e-profissionais-de-saude-para-combater-surto-de-diarreia-na-tiy/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/05/26/helicopteros-do-exercito-e-da-fab-resgatam-seis-indigenas-com-problemas-de-saude-na-terra-yanomami/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/05/24/mais-de-120-morrem-em-4-meses-de-operacao-assistencial-aos-yanomami-45-sao-criancas-de-ate-4-anos/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *