Procon Assembleia alerta para direitos do consumidor em caso de falta de internet

Procon Assembleia alerta para direitos do consumidor em caso de falta de internet

Os consumidores têm enfrentado problemas recorrentes com os serviços de internet em Roraima. A última queda foi registrada nessa quarta-feira (11) e afetou a rede móvel e sistemas bancários.

Com a instabilidade na prestação de serviços, o Procon Assembleia alerta os consumidores para que sejam ressarcidos.

“A internet é considerada essencial. Então, o consumidor precisa receber um serviço adequado, contínuo e seguro. Quando se trata de queda, o provedor precisa oferecer uma compensação ao cliente que deve vir em forma de desconto na fatura”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

De acordo com a diretora, o direito ao ressarcimento é assegurado pela Resolução 614 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), artigo 46, desde que a interrupção ou má qualidade da internet seja superior a 30 minutos.

“A gente lembra ao consumidor que esse desconto não é dado automaticamente. É necessário entrar em contato com a empresa provedora de internet e pedir esse abatimento proporcional ao tempo que ficou sem conseguir utilizar o serviço”, disse a diretora.

‘Perdemos vendas’

Com a impossibilidade de fazer transações bancárias e vendas com cartões de crédito ou débito, os comerciantes relatam prejuízos.

“A principal dificuldade que encontramos é a confirmação de Pix. Você não consegue acessar o aplicativo para ver se o pagamento ‘caiu’. Com as quedas [de internet], nós perdemos vendas”, afirmou a vendedora Ducelene Gomes.

A comunicação com os clientes e vendas por meio das redes sociais também são afetadas com a instabilidade da conexão.

“Precisamos da internet para os pagamentos com cartão ou falar com os clientes pelo WhatsApp. Além disso, também atrapalha as postagens no Instagram, que é uma rede social muito importante nas vendas. É horrível”, disse a vendedora Edila Arruda.

Conforme Mileide Sobral, os consumidores podem minimizar os prejuízos buscando seus direitos.

“Os lojistas e consumidores que puderem comprovar que tiveram danos, podem acionar o Judiciário com um pedido de indenização. Em caso de dúvidas, procure o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Ataíde Teive, número 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp ([95] 98401- 9465) e site ale.rr.leg/procon”, concluiu.

 

Por Redação

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