Debate e troca de informações marcam simpósio sobre combate à depressão, suicídio e drogas

Debate e troca de informações marcam simpósio sobre combate à depressão, suicídio e drogas

Parlamentares e autoridades de Roraima participaram nesta quinta-feira (12) do “1º Simpósio Prevenção é Solução”. Debate e troca de informações sobre cuidados e combate à depressão, suicídio e drogas marcaram o evento que ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos.

Durante o encontro, foram apresentados vídeos institucionais produzidos pelas Assembleias Legislativas de Roraima (ALE-RR) e do Amazonas (ALEAM) sobre ações educativas relativas aos temas, a cartilha “Oie, vamos conversar?”, que trata de assuntos voltados à saúde mental, de autoria da deputada Catarina Guerra (União), e houve ainda discursos das autoridades, apresentação de programas sociais e relatos de vida.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou os idealizadores do evento e falou que se pode combater o suicídio por meio de prevenção e conversa.

“Primeiro, quero parabenizar a deputada Catarina e a Unale [União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais] por tratarem do suicídio em todas as assembleias do Brasil. Nós sabemos do alto índice de pessoas que se matam no país, e não tem alternativa se não for a prevenção, que se faz conversando, dialogando e compreendendo as pessoas, cada um fazendo a sua parte. Às vezes, identificamos parentes e amigos que precisam de um apoio, uma mão amiga e nós, na nossa correria, terminamos ignorando esses sintomas. Então, fica aqui a nossa dica: busque conhecimento para que você possa ajudar essas pessoas”, destacou Sampaio.

A deputada Catarina Guerra, que também é vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale, avaliou como positivos o simpósio e as ações voltadas ao tema.

“Essa troca de experiências, comprovadamente, é muito positiva, por isso, a gente insiste e promove ações relacionadas a esse tipo de evento, para que possa ter essa oportunidade de compartilhar e levar exemplos da ALE-RR para outros estados, como o caso da cartilha ‘Oie, vamos conversar?’, um trabalho realizado por mim desde 2019, que já tomou outras fronteiras. Outras unidades já compartilharam e assim a gente ajudou a salvar muitas vidas”, frisou a deputada.

Relevância

Os deputados estaduais Gabriel Picanço (Republicanos) e Evangelista Siqueira (PT) também participaram do simpósio e se pronunciaram sobre a importância da reunião.

“Esse evento de hoje é de extrema necessidade para as famílias, a Justiça, o governo e para a sociedade. É um momento em que convoco os jovens, principalmente. É um problema nosso e do Estado, então, por isso, nós estamos envolvidos e todas as oportunidades que a gente tem para debater, temos que levar ao conhecimento de todos”, comentou Picanço.

Siqueira apresentou leis em vigor e projetos de lei em tramitação na Casa ligados ao combate e prevenção ao suicídio.

“Julgo de fundamental importância o simpósio, as discussões. O plenário estava cheio de representantes de diversos segmentos, sobretudo, o educacional, que é fundamental. É para esse público que devemos destinar mais atenção. Essa questão do suicídio, da drogadição e depressão, está muito presente no meio acadêmico. Nós identificamos, ao longo do Setembro Amarelo, que jovens de 15 a 29 anos estão sendo afetados por esse mal e nós precisamos discutir o problema”, pontuou.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *