Forças Armadas prendem duas mulheres suspeitas de envolvimento com garimpo ilegal na Terra Yanomami


Foto: Exército
Duas mulheres suspeitas de envolvimento com garimpo ilegal foram presas pelas Forças Armadas numa operação em parceria com a Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A informação foi repassada nesta segunda-feira (4) pelo Exército.
As equipes estavam em patrulhamento nas proximidades da comunidade de Palimiú, na Terra Indígena Yanomami (TIY), no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, na sexta-feira (1º), quando agiram para deter as garimpeiras.
Elas foram conduzidas para Boa Vista, submetidas a exames clínicos de higidez física e encaminhadas para a sede da Superintendência da Polícia Federal.
A prisão das envolvidas dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 145 presos, desde o início da operação, contribuindo para a redução de aproximadamente 95% das atividades de garimpo ilegal, segundo dados da Polícia Federal.
A Operação Ágata Fronteira Norte é uma ação conjunta de interagências, coordenada entre órgãos de Segurança Pública, agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/08/17/pf-combate-logistica-usada-em-garimpo-ilegal-em-roraima/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/11/pf-indicia-40-pessoas-por-garimpo-ilegal-em-roraima-mas-associacoes-afirmam-que-garimpeiros-tem-retornado-a-tiy/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/14/tres-mulheres-e-oito-homens-sao-presos-durante-operacao-conjunta-de-combate-ao-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/13/quase-80-pessoas-sao-denunciadas-pelo-mpf-em-2023-por-envolvimento-com-garimpo-ilegal-em-roraima/