Forças Armadas e PF prendem cinco suspeitos de garimpo ilegal e destroem equipamentos na Terra Yanomami
As Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal, no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, prenderam, nesta sexta-feira (15), cinco suspeitos de garimpo ilegal na região de Herebe, localizada na Terra Indígena Yanomami, e destruíram equipamentos usados na atividade criminosa.
Quatro balsas, três geradores e materiais diversos foram destruídos. Uma antena e ouro foram apreendidos.
Os suspeitos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos e encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal com todo o material apreendido.
A ação dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 151 presos, desde o início da operação.
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, nesse período houve uma redução de quase 80% nas atividades de garimpo ilegal.
A Operação Ágata Fronteira Norte é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre órgãos de Segurança Pública, agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/09/15/forca-tarefa-do-governo-federal-reduz-em-80-area-de-garimpo-ilegal-no-territorio-indigena-yanomami-segundo-censipam/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/15/suspeito-de-envolvimento-em-garimpo-ilegal-e-preso-na-comunidade-de-palimu-na-terra-indigena-yanomami/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/09/04/forcas-armadas-prendem-duas-mulheres-suspeitas-de-envolvimento-com-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/08/17/pf-combate-logistica-usada-em-garimpo-ilegal-em-roraima/