Concurso vai premiar redações sobre desafios do autismo feitas por alunos de escolas públicas e privadas de Roraima

Concurso vai premiar redações sobre desafios do autismo feitas por alunos de escolas públicas e privadas de Roraima
Presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella, afirmou que concurso quer promover reflexões sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e divulgar importância do acolhimento – Foto: Marley Lima/SupCom/ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou, nesta segunda-feira (18), um concurso de redação que vai premiar alunos de escolas públicas estaduais e privadas de Boa Vista e interior do Estado. Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, o certame é promovido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr).

Podem participar alunos do 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio. O link das inscrições e o regulamento podem ser acessados no site do Poder Legislativo de 19 de setembro a 3 de novembro. Já o envio das redações deve ser feito nos dias 23 e 24 de novembro para o e-mail concurso@al.rr.leg.br. Entre os prêmios, estão notebooks, celulares e tablets.

A presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), afirmou que o concurso quer promover reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), divulgar a importância do acolhimento às pessoas com autismo e a seus familiares, bem como diminuir a discriminação e o preconceito sobre o tema.

“É a realização de um sonho. Estamos há dois anos nessa luta pela inclusão, de buscar alternativas para que a sociedade conheça o autismo, pois apesar de um alto número de diagnósticos, ainda é desconhecido. A proposta do concurso é trazer o tema para o debate, estimular os alunos ao conhecimento, para que tenham mais empatia e saibam lidar com essas pessoas no dia a dia”, acrescenta a parlamentar.

O superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, Pablo Sérgio, destacou que o lançamento do concurso é importante, já que provoca as escolas a participarem da discussão sobre o transtorno. Pablo disse ainda que o autismo está presente em todas as classes sociais e precisa de atenção.

“É uma forma de divulgarmos essa temática, e, social e coletivamente, buscarmos caminhos que possam ajustar nossa sociedade a essas crianças, jovens e adultos, que são diagnosticados com o TEA. Parabenizo também a Secretaria de Estado da Educação por abraçar essa ideia. Acreditamos que vamos provocar um lindo debate sobre o autismo”, ponderou.

A professora Ângela Cavalcante, que atua na Escola Estadual Ayrton Senna, em Boa Vista, avaliou como essencial promover questões sobre o transtorno, “porque cada vez mais crianças com autismo chegam à sala de aula e a comunidade escolar precisa saber como lidar com elas. “Que bom que esses assuntos estão sendo levados às unidades de ensino”, reiterou.

Sobre o concurso

O professor ou coordenador será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição e pelo envio das redações. Cada escola deve enviar os três melhores textos, ou seja, ela pode mobilizar os alunos a se inscreverem e a fazerem suas redações, e depois, selecionar as três melhores e enviar.

A banca julgadora vai avaliar as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito à caneta; ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original.

Premiação

BOA VISTA
Categoria aluno 1º lugar Notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar Smartphone, mochila e fones de ouvido
3º lugar Tablet, mochila e fones de ouvido
Categoria professor orientador 1º lugar Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar Smartphone e fones de ouvido
3º lugar Smartphone e fones de ouvido

 

INTERIOR
Categoria aluno 1º lugar Notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar Smartphone, mochila e fones de ouvido
3º lugar Tablet, mochila e fones de ouvido
Categoria professor orientador 1º lugar Notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar Smartphone e fones de ouvido
3º lugar Smartphone e fones de ouvido

Cronograma do concurso

Fases Data
Período de inscrição 18 de setembro a 3 de novembro de 2023
Divulgação de inscritos habilitados 7 de novembro
Interposição de recursos 8 a 14 de novembro
Análise de recursos 16 a 20 de novembro
Homologação das inscrições 22 de novembro
Recebimento das redações 23 e 24 de novembro
Análise das redações 27 de novembro a 1º de dezembro
Resultado oficial preliminar 5 de dezembro
Interposição de recursos 6 a 12 de dezembro
Análise de recursos 13 a 15 de novembro
Resultado 19 de dezembro
Premiação 22 de dezembro

O Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) faz parte do Programa de Atendimento Comunitário, da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa. O local atende crianças e adolescentes com TEA, realiza encaminhamentos e capacita familiares e profissionais da saúde.

As equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e neuropedagogos, atendem pela manhã e à tarde. Com um ano de atuação, a unidade já alcançou mais de 800 famílias por meio de grupos terapêuticos, capacitações, palestras, oficinas e investigações. A unidade já realizou 260 investigações quanto a crianças, adolescentes e adultos, contribuindo para o diagnóstico do TEA.

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Por Redação

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