Conselho de Segurança Alimentar de Roraima promove encontros regionais para discutir erradicação da fome
O Conselho de Segurança Alimentar de Roraima (Consea-RR) promove neste mês uma série de encontros regionais para debater a erradicação da fome. O evento teve início nesta sexta-feira (22) em Caroebe, São Luiz, São João do Baliza e Rorainópolis. No dia 29, será a vez de Caracaraí, Iracema e Mucajaí; e em 3 de outubro, Amajari, Cantá, Alto Alegre e Boa Vista.
De 25 a 27 de outubro, acontece a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), sob o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
O encontro será realizado no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR), reunindo autoridades públicas e a sociedade civil para buscar alternativas inovadoras de combate à fome no Brasil.
“Todo este trabalho envolve a coleta de dados, análise de tendências, identificação de desafios e problemas que afetam a disponibilidade, acessibilidade, adequação e utilização dos alimentos”, destacou a conselheira Cristiane Thomé.
Há quatro anos, a Cesan não era realizada no Estado.
“A conferência é um processo social muito importante, caracterizado pela participação de todos desempenhando diretrizes que favorecem políticas públicas para um novo sistema alimentar e nutricional, assegurando o direito humano à alimentação adequada”, disse o presidente do Consea-RR, Antônio Cruz.
Investimentos
Em 20 anos, os governos federal e estadual, municípios, sociedade civil e cooperativas já investiram mais de R$ 24 milhões na compra de alimentos oriundos da Agricultura Familiar roraimense, destinando os produtos para imigrantes, portadores de deficiências, moradores de rua, famílias de baixa renda e demais pessoas em vulnerabilidade alimentar.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem auxiliado 42 instituições somente em Roraima, cadastradas atualmente nos programas de erradicação da fome, entre eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Com o objetivo de minimizar a fome regional, o Consea realiza o controle social dos programas, também promovendo a inclusão produtiva rural, urbana e cozinhas solidárias”, reforçou Antônio Cruz.
Para o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Marcio Grangeiro, o governo do Estado tem atuado fortemente no combate à fome em Roraima.
“Na gestão do governador Antonio Denarium, diversas ações têm buscado inserir as pessoas mais carentes em programas relacionados com a agricultura, incluindo extrativistas e ribeirinhos. Nessa perspectiva, temos fomentado o crescimento produtivo, nutritivo e saudável em benefício de todos”, assegurou.
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/09/13/valor-da-producao-agropecuaria-de-roraima-quase-dobra-em-relacao-a-2022-e-cresce-cerca-de-85-soja-e-carro-chefe/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/26/aporte-de-400-toneladas-de-milho-para-programa-de-venda-em-balcao-chega-para-pequenos-criadores-de-roraima/
https://oanalitico.com.br/economia/2023/07/08/camara-aprova-recriacao-de-programa-de-aquisicao-de-alimentos-com-incentivos-para-que-povos-indigenas-participem/
https://oanalitico.com.br/destaques/2022/05/26/alunos-degustam-pratos-especificos-para-avaliacao-do-cardapio-escolar/