Prefeito de Bonfim é denunciado à Justiça por fraudes em licitações e desvios de recursos Fundeb
O prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), foi denunciado à Justiça Federal por suspeita de fraudes em licitações e desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Além disso, outras seis pessoas, entre agentes públicos e empresários ligados a ele, também foram denunciados. A acusação, divulgada nessa sexta-feira (24), é do Ministério Público Federal de Roraima (MPF-RR).
Em nota, o prefeito afirmou ser “vítima de uma perseguição política, que resultou nessa denúncia infundada. Todos os seus atos são pautados na transparência e no zelo com os recursos públicos”, disse, acrescentando que “aguarda com tranquilidade o resultado da investigação, pois confia no judiciário.”
A denúncia do MPF tem base um inquérito da Polícia Federal em foi levantado que a organização criminosa atua na prefeitura de Bonfim há, pelo menos, desde o ano de 2017. Joner está no segundo mandato como prefeito. Ele foi reeleito em 2020 com 66,83% dos votos (5.261 no total).
Segundo inquérito da PF, o prefeito, em conluio com os demais denunciados, teria atuado, de forma sistemática, em fraudes licitatórias, mediante diversos artifícios, como a utilização de empresas fantasmas ou empresas pertencentes a parentes e amigos, de forma a possibilitar o desvio de dinheiro público resultante de superfaturamento, sobrepreço ou inexecução contratual.
Na denúncia, o MPF requer a decretação da perda do mandato a Joner Chagas e da função pública em relação aos agentes públicos envolvidos nos crimes. Ainda, a fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados em cerca de R$ 457 mil.