Operação ‘Coiote do Lavrado’ investiga criminosos envolvidos com entrada ilegal de imigrantes em Roraima

Operação ‘Coiote do Lavrado’ investiga criminosos envolvidos com entrada ilegal de imigrantes em Roraima
Investigações tiveram início após um dos suspeitos de integrar grupo ser preso em flagrante, em 2020 – Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a operação “Coiote do Lavrado” com o objetivo de investigar suspeitos de promoverem a entrada ilegal de imigrantes no Brasil. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

As investigações tiveram início após um dos suspeitos de integrar o grupo ser preso em flagrante em 2020, quando buscava no município de Bonfim, na fronteira com a Guiana, sete cubanos que teriam contratado serviços do grupo para entrarem clandestinamente no Brasil.

De acordo com a PF, a organização criminosa atua principalmente com cubanos, que são levados para a Guiana e, de lá, entram irregularmente no Brasil. Os imigrantes pagam até dez mil dólares pelo trajeto até o destino.

São investigados os gestores do esquema, bem como responsáveis pelo transporte, hospedagem e logística da organização.

‘Coiote do Lavrado’

Para fugir dos controles migratórios, alguns viajantes recorrem aos contrabandistas de migrantes, conhecidos como “coiotes”, que se oferecem para guiá-los em troca de muito dinheiro.

De acordo com a PF, organização criminosa atua principalmente com cubanos – Foto: Divulgação/PF

As viagens são feitas clandestinamente, por estradas secundárias, passando por rios e desertos, até mesmo a pé. Muitas pessoas não suportam as condições da viagem e são abandonadas pelos coiotes. Esses caminhos clandestinos também são usados pelo crime organizado.

Lavrado é um termo utilizado em Roraima para definir a região de vegetação aberta (do tipo savana-estépica, ao norte, e savana, mais ao sul) situada na porção nordeste o Estado.

 

https://oanalitico.com.br/policia/2023/05/17/delegado-da-pf-assume-cargo-de-superintendente-e-promete-erradicacao-do-garimpo-ilegal-em-roraima/

https://oanalitico.com.br/policia/2022/06/20/policia-federal-cumpre-43-mandados-em-operacao-contra-faccao-criminosa/

https://oanalitico.com.br/policia/2022/02/17/policia-federal-cumpre-mandados-contra-organizacao-criminosa-exportadora-de-ouro-ilegal-de-roraima/

https://oanalitico.com.br/destaques/2022/10/16/palestras-debatem-direitos-humanos-e-combate-ao-crime-organizado-na-amazonia/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *