Operação ‘Coiote do Lavrado’ investiga criminosos envolvidos com entrada ilegal de imigrantes em Roraima
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a operação “Coiote do Lavrado” com o objetivo de investigar suspeitos de promoverem a entrada ilegal de imigrantes no Brasil. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.
As investigações tiveram início após um dos suspeitos de integrar o grupo ser preso em flagrante em 2020, quando buscava no município de Bonfim, na fronteira com a Guiana, sete cubanos que teriam contratado serviços do grupo para entrarem clandestinamente no Brasil.
De acordo com a PF, a organização criminosa atua principalmente com cubanos, que são levados para a Guiana e, de lá, entram irregularmente no Brasil. Os imigrantes pagam até dez mil dólares pelo trajeto até o destino.
São investigados os gestores do esquema, bem como responsáveis pelo transporte, hospedagem e logística da organização.
‘Coiote do Lavrado’
Para fugir dos controles migratórios, alguns viajantes recorrem aos contrabandistas de migrantes, conhecidos como “coiotes”, que se oferecem para guiá-los em troca de muito dinheiro.
As viagens são feitas clandestinamente, por estradas secundárias, passando por rios e desertos, até mesmo a pé. Muitas pessoas não suportam as condições da viagem e são abandonadas pelos coiotes. Esses caminhos clandestinos também são usados pelo crime organizado.
Lavrado é um termo utilizado em Roraima para definir a região de vegetação aberta (do tipo savana-estépica, ao norte, e savana, mais ao sul) situada na porção nordeste o Estado.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/05/17/delegado-da-pf-assume-cargo-de-superintendente-e-promete-erradicacao-do-garimpo-ilegal-em-roraima/
https://oanalitico.com.br/policia/2022/06/20/policia-federal-cumpre-43-mandados-em-operacao-contra-faccao-criminosa/
https://oanalitico.com.br/policia/2022/02/17/policia-federal-cumpre-mandados-contra-organizacao-criminosa-exportadora-de-ouro-ilegal-de-roraima/
https://oanalitico.com.br/destaques/2022/10/16/palestras-debatem-direitos-humanos-e-combate-ao-crime-organizado-na-amazonia/