Ação contra garimpo na Terra Yanomami destrói equipamentos de invasores em Roraima

Ação contra garimpo na Terra Yanomami destrói equipamentos de invasores em Roraima

Cinco garimpos bem estruturados e equipamentos usados por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami foram destruídos por agentes da Operação Catrimani II, que atua na repressão a invasores no território.

A destruição do material ocorreu nos dias 21 e 22 de junho, nos garimpos Feijão Queimado, um dos mais antigos no território, e Hakoma, região com forte presença de garimpeiros e bastante impactada por contaminação de mercúrio todas na área de Surucucu.

Entre os equipamentos destruídos estão nove motores usados na extração de ouro do meio ambiente e cinco geradores de energia. Nos acampamentos, estruturados com lonas e madeira retirada da própria floresta, tinha até um freezer onde eram guardados mantimentos dos invasores.

A destruição do material foi realizado pela equipe de operações especiais da Marinha Brasileira, composta por Comandos Anfíbios (ComAnf) e Mergulhadores de Combate, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), agentes do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE) da Polícia Federal, com articulação da Casa de Governo, criada para dar apoio no enfrentamento à crise Yanomami.

Iniciada em março sob coordenação do Ministério da Defesa, a Operação Catrimami II visa conter as atividades ilegais de garimpo, crimes ambientais e ilícitos transnacionais na Terra Indígena Yanomami.

 

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *