Acordos de cooperação vão permitir que instituições divulguem informações nos canais de comunicação da Assembleia

Acordos de cooperação vão permitir que instituições divulguem informações nos canais de comunicação da Assembleia
Termos de cooperação foram firmados durante o seminário ‘A Comunicação Legislativa no Brasil e em Roraima’, evento que celebra os oito anos de instalação da TV Assembleia no Estado – Foto: SupCom/ALE-RR/Jader Souza

Acordos de cooperação técnica assinados nesta segunda-feira (28) vão permitir que o Tribunal de Justiça (TJRR), a Defensoria Pública Estadual (DPE) e o Ministério Público (MPRR) divulguem informações institucionais na TV Assembleia (canal 57.3) e na Rádio Assembleia (FM 98,3).

Os termos de cooperação foram firmados durante o seminário “A Comunicação Legislativa no Brasil e em Roraima”, evento que celebra os oito anos de instalação da TV Assembleia no Estado. O encontro ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e reuniu representantes do Legislativo e de instituições públicas estaduais.

“Esses acordos reforçam a importância da TV e da Rádio Assembleia para o Estado, pois aproximam as atividades públicas da sociedade roraimense. E esse impacto será ampliado ainda mais, tendo em vista que o sinal será expandido para oito municípios do interior de Roraima. Essa iniciativa garantirá a disponibilidade do sinal nessas localidades, facilitando a transmissão integral da programação da TV Assembleia”, disse o presidente da ALE-RR, deputado Sampaio (Republicanos).

Para o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, o veículo do Legislativo possibilita dar mais transparência às ações públicas. “O Tribunal de Justiça sente-se grato por fazer parte dessa união dos Poderes para fornecer informação de qualidade à população. Parabenizo a TV Assembleia pelos oito anos de atividade, que, ao longo desse tempo, contribui para trazer mais transparência aos atos públicos das instituições”.

O procurador-geral do MPRR, Fábio Stica, destacou como os documentários da ALE-RR contribuem para o resgate histórico de Roraima. “Em um tempo relativamente curto, a TV Assembleia já rendeu excelentes frutos. Ressalto as produções que valorizam a memória do nosso Estado, pois nos subsidiam de uma fonte confiável de informação sobre a nossa população”, afirmou o procurador.

Já para Oleno Matos, defensor público-geral de Roraima, a parceria auxilia ainda mais na divulgação das ações da DPE. “Temos a certeza de que essa colaboração contribuirá para um aprimoramento contínuo na prestação de serviços à população. Por meio dos canais da Assembleia Legislativa, como a TV e a rádio, estamos seguros de que a sociedade terá um conhecimento mais abrangente das atividades da Defensoria Pública em prol dos cidadãos”, declarou.

A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, ressaltou que a oficialização da parceria traz mais benefícios à sociedade roraimense. “Nós temos uma audiência considerável, sendo que essas instituições nos procuraram com o interesse de veicular informações e produções, justamente porque querem chegar mais perto do cidadão. Então, agora nós estamos oficializando isso, possibilitando de fato essa colaboração entre essas instituições e o Poder Legislativo”, explicou.

Palestras sobre Comunicação Legislativa

Além da assinatura da cooperação, duas palestras foram proferidas por especialistas na área de comunicação legislativa, sendo que a primeira apresentação foi conduzida pela superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes. Com o tema “A Comunicação do Legislativo em Roraima”, ela abordou os avanços e desafios enfrentados ao longo dos anos na divulgação das atividades parlamentares no Estado.

“Os canais de comunicação da ALE-RR dão oportunidade para que os parlamentares mostrem os trabalhos à população, que pode cobrar e fiscalizar. Sendo assim, a TV e Rádio Assembleia contribuem para o exercício do papel político da sociedade, o que demonstra que a nossa função é fazer a ponte entre os 24 parlamentares, os projetos institucionais da Casa e o cidadão roraimense”, destacou a superintendente.

A servidora da Agência Senado Paola Lima compartilhou sua expertise sobre a forma de divulgação das notícias do Poder Legislativo por meio de plataformas multimídia. A palestra lançou luz sobre as estratégias eficazes para alcançar um público amplo e diversificado, utilizando as ferramentas modernas de comunicação disponíveis.

“A gente brinca que a Agência Senado faz o empacotamento da notícia, pois, no aplicativo, você consegue ter acesso à rádio, TV, fotos e texto, tudo num lugar só. Essa distribuição multimídia facilita que a população escolha o que ela quer assistir, ouvir, ou que acompanhar do Poder Legislativo, sempre levando em consideração que tudo o que está sendo decidido em Brasília, de alguma forma, vai mudar a vida da população”, garantiu.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/25/ale-rr-adere-ao-digitaliza-brasil-e-mais-sete-municipios-devem-contar-com-programacao-diaria-da-tv-assembleia/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/02/19/tv-assembleia-exibe-serie-de-reportagens-para-promover-conscientizacao-sobre-alzheimer-fibromialgia-e-lupus/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *