ALE-RR celebra Dia do Servidor Público com conquistas e avanços para as categorias
No Dia do Servidor Público, celebrado nesta segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais que mantêm a máquina pública em funcionamento e garantem o acesso da população aos serviços essenciais.
Nos últimos anos, o Poder Legislativo tem analisado e aprovado legislações importantes para a valorização dos servidores públicos. Entre as principais conquistas está a aprovação da Revisão Geral Anual (RGA) para diversas categorias, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), beneficiando os servidores da ALE-RR, do Tribunal de Justiça (TJ-RR), do Ministério Público Estadual (MP-RR), do Ministério Público de Contas (MPC-RR), do Tribunal de Contas (TCE-RR), da Defensoria Pública Estadual e do Poder Executivo.
A Casa também aprovou novos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs) para seus próprios servidores, para profissionais da Saúde, da carreira de Planejamento e Orçamento e, além de servidores de órgãos como a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Aderr), Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e a Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
Outra conquista expressiva foi a readequação salarial de 14% para os profissionais da Educação Básica e Educação Indígena, incluindo professores, supervisores e orientadores escolares, com pagamento retroativo a maio de 2023.
“Este é o nosso reconhecimento a esses homens e mulheres que compõem o serviço público, pois são eles que fazem o serviço público alcançar o cidadão roraimense. Por isso, aqui na Assembleia Legislativa, já mediei diversos avanços como líder do governo, como líder da oposição e como presidente da Casa em mesas de negociação com as categorias. Nossa finalidade e compromisso sempre foram a valorização desses servidores”, destaca o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que também serviu à Polícia Militar durante 10 anos e foi representante da categoria.
O impacto dessas garantias é especialmente sentido por Alfredo Maia, fotógrafo de 63 anos e um dos servidores mais antigos do Poder Legislativo, com 29 anos de dedicação à Casa. Para ele, a valorização profissional é um dos principais motivadores de quem escolhe servir à população.
“Ser servidor público foi uma grande bênção. Desde o primeiro dia na Assembleia Legislativa até hoje, todos os direitos conquistados por nós, servidores efetivos, foram sempre respeitados. Agora, com a gestão do Soldado Sampaio, tudo se tornou ainda mais facilitado: progressões nos prazos corretos, reajustes anuais. Não tenho do que reclamar, por isso faço o meu trabalho com amor”, comemora o servidor.