Assembleia Legislativa sedia 7ª edição de encontro voltado à saúde dos trabalhadores da Região Norte
A abertura da 7ª edição do Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e Controle Social da Região Norte (Renast) foi realizada na noite desta terça-feira (9) no Plenário Valério Caldas Magalhães da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com a participação de aproximadamente 150 pessoas.
O evento, organizado pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) e em parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Centro-Norte), segue até sexta-feira (12) e tem como finalidade o fortalecimento da rede de atenção à saúde do trabalhador da Região Norte. A intenção é que seja redigida uma carta, ao final do evento, que será encaminhada ao Ministério da Saúde.
“A política nacional de saúde do trabalhador, instituída pela Portaria 1.823/2012, efetivamente não evoluiu muito aqui em Roraima. E como em alguns estados da Região Norte há aspectos parecidos, vamos todos discutir os assuntos inerentes à saúde do trabalhador, independentemente do vínculo que tenha, seja público ou privado, almejando melhorias neste contexto de vigilância, de trabalhar as ações para solucionar os problemas antes que ocorram”, disse Luciana Grisoto, cirurgiã-dentista, especialista em Odontologia do Trabalho e Epidemiologia em Saúde do trabalhador, que faz parte da equipe de organização.
O representante do Cerest de Belém (PA), Manoel Pedro Oeiras Diniz, disse que essa reunião será importante para traçar novas diretrizes para os estados da Região Norte. “Em Roraima temos, por exemplo, a cadeia produtiva do garimpo, e lá em Belém esses problemas são infinitos, imensuráveis. No agronegócio, temos no Estado uma cadeia de produção de soja, e com ela vem a construção de um novo perfil epidemiológico em função dos agrotóxicos, que são problemas evidentemente extraordinários contra a saúde humana. Nós, que somos trabalhadores da saúde, do SUS [Sistema único de Saúde], temos que estar em alerta no sentido de fazer a devida vigilância”, disse.
Participam do evento os centros de referência de todos os estados da Região Norte, além dos órgãos que fazem parte do controle social da saúde, representantes de sindicatos, estudantes, servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e todos os integrantes da rede do SUS que tenham interface com a saúde do trabalhador.