Aulas do preparatório da Escolegis para concurso da Guarda Municipal se iniciam em três diferentes unidades
O movimento nas duas unidades da Escolegis, dos bairros Liberdade e Santa Luzia, foi intenso no final da tarde de segunda-feira (6) por conta do início das aulas do preparatório para o concurso público da Guarda Civil Municipal. E para satisfação dos concurseiros que moram a noroeste de Boa Vista, uma parceria com a Setrabes (Secretaria de Bem-Estar Social) possibilitou estender as aulas para o residencial Vila Jardim no bairro Cidade Satélite.
No total 370 alunos estão matriculados e há uma extensa lista de espera. Deste total, 200 são da Escolegis do Liberdade, 100 do Santa Luzia e 70 no Centro de Atendimento Social do Vila Jardim. Serão 40 dias de aulas, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
A presidente da Escola do Legislativo, deputada Catarina Guerra (União), foi a todas as unidades dar as boas-vindas aos alunos e desejar sucesso nas provas. “Viemos de perto acompanhar e recepcionar os nossos alunos. A expectativa está sendo muito positiva para a aprovação em massa dos nossos alunos, que estão sendo qualificados, preparados para terem êxito nesse concurso. As aulas são incentivos, porque nossos professores são altamente qualificados, aptos a darem as aulas. A gente finaliza esse acompanhamento desse início de aula com muito sucesso, com salas cheias, para poder garantir esse ensinamento tão aguardado”, disse a presidente.
As aulas ministradas no CAS contaram com a articulação política do deputado Lucas Souza (Pros). Ele destacou que é frequentador do Vila da Jardim e que os amigos já haviam pedido para ele levar a Escola do Legislativo para os moradores que vivem na localidade.
“É um grande sonho meu ver o Vila Jardim sendo contemplado com os cursos da Escolegis. Agora com o mandato parlamentar, conversei com a deputada Catarina, que se sensibilizou com a nossa causa e agora a Escola está de fato aqui, com esse curso preparatório. Quem vai ganhar é a população tão carente, mais de 15 mil pessoas, que terão acesso a esse serviço da Escolegis”, explicou o parlamentar, ao dizer que esse é o início de uma grande parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo de Roraima.
Inscrito no intensivão do Liberdade, Felipe Domingos de Souza, 22 anos, é mecânico de caminhão e está apostando que uma das vagas deste concurso será dele. Imaginando que seriam concorridas as vagas oferecidas pela Escolegis, ele resolveu fazer plantão para ser um dos primeiros a se inscrever.
“No dia que iniciaram a inscrição, assim que deu meia-noite tentei me inscrever, mas ainda não estava liberado. Voltei a acessar o sistema uma hora da madrugada e consegui me inscrever. Os cursinhos estão muito caros, ainda mais para quem ganha um salário-mínimo. É meu sonho ser servidor, porque em empresa privada não se tem estabilidade. Além do mais, desde pequeno gosto da área militar”, contou Domingos.
Também do Liberdade, a supervisora Mônica Correia, 28 anos, disse que a carreira militar é uma profissão de família e ressaltou que a iniciativa da Escolegis é um alento para quem não tem condições de pagar um curso preparatório. “Sempre foi meu sonho, meu pai é militar e eu gostaria muito de seguir a carreira dele. Acordei muito cedo para conseguir essa vaga. É muito interessante essa oferta para jovens que não têm condições de pagar um cursinho preparatório, já que é bem concorrido. Acho interessante a inclusão de jovens de baixa renda que possam ter acessibilidade a professores ótimos, de qualidade que a Assembleia Legislativa oferece”, disse.