Avião que fez pouso de emergência é retirado de rio em Roraima por helicóptero; veja vídeo

Avião que fez pouso de emergência é retirado de rio em Roraima por helicóptero; veja vídeo

A Força Aérea Brasileira (FAB) retirou do rio Uraricoera, em Roraima, o avião Cessna Caravan que fez um pouso de emergência na região em 30 de outubro. A retirada da aeronave ocorreu na terça-feira (7), mas as informações foram divulgadas nesta quarta (8).

Os militares usaram um helicóptero Black Hawk para a operação de resgate do Caravan, que teve uma pane no fim de outubro, logo após a decolagem, durante uma missão de apoio a uma comunidade indígena a 260 quilômetros de Boa Vista.

Os cinco tripulantes foram resgatados por militares do Exército Brasileiro e encaminhados para tratamento médico em uma unidade de saúde local.

A FAB informou que um helicóptero Black Hawk do Esquadrão Harpia (7º/8 GAv), da Base Aérea de Manaus, foi deslocado para a região no dia do acidente, bem como uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) .

A operação de salvamento contou com mergulhadores do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, o PARA-SAR, unidade de elite da Aeronáutica. Eles conectaram um cabo ao Cessna, que foi içado e levado à margem do rio pelo Black Hawk.

“A aeronave é capaz de içar cargas de até 4,1 toneladas com o gancho externo, enquanto o C208 tem um peso vazio de 2100 quilos. No entanto, é importante lembrar que o avião estava no fundo do rio, fator complicador na operação”, destacou a FAB.

Cabo foi conectado ao Cessna, que foi içado e levado à margem do rio pelo Black Hawk – Foto: Reprodução

Com a aeronave recuperada, os técnicos do Cenipa podem apurar as causas do acidente. Ainda não se sabe se o avião será recuperado às condições de voo.

A FAB adquiriu seus primeiros C-98 em 1987 para apoiar as atividades no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Já reconhecido no mercado mundial, o Cessna Caravan agradou os militares, que compraram mais aviões.

Em 1998, vieram os primeiros C208B Grand Caravan, designados C-98A. Hoje, são 30 aeronaves do tipo em serviço com a FAB, atuando de Norte a Sul em missões de transporte.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/10/31/aviao-da-fab-com-cinco-militares-faz-pouso-de-emergencia-em-rio-de-roraima/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/05/26/helicopteros-do-exercito-e-da-fab-resgatam-seis-indigenas-com-problemas-de-saude-na-terra-yanomami/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/04/19/aviao-usado-por-garimpeiros-e-destruido-pela-fab-e-ibama-apos-fechamento-de-espaco-aereo-na-terra-yanomami/

https://oanalitico.com.br/cidades/2023/04/07/fab-intensifica-acoes-de-fiscalizacao-para-combater-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *