CAM fornece suporte e orientação jurídica para criação do estatuto e da primeira associação de guias de turismo de Roraima

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) da ALE-RR sediou, nesta segunda-feira (28), a reunião que definirá a formação da diretoria da primeira associação de guias turísticos do Estado. Além do espaço físico, a instituição forneceu suporte estrutural e orientação jurídica para a criação do estatuto da organização da classe.
Para Ana Karla Vieira Bastos, guia de turismo, é de suma importância que haja mais leis acerca da profissão, para que o turista local ou de outras regiões se sintam seguros ao lado daquele profissional que o acompanha.
“Queremos lutar pelos nossos direitos, como entrar em pontos turísticos de forma gratuita, garantia de alimentação e valores de transporte mais acessíveis a todos. Ao regulamentarmos nossa classe, poderemos correr atrás de parcerias com empresários, concorrer a editais de patrocínios, entre outros, porém, por meio de representatividade”, argumentou a guia.
Ana Karla agradeceu ainda a participação do CAM no processo de formação, tanto da associação quanto de seu estatuto.
“O CAM está sendo fundamental neste passo gigantesco que estamos promovendo na história do turismo de Roraima. Agradecemos muito a abertura de suas portas ao nos oferecer toda a estrutura possível, pessoal e contabilidade. Enfim, nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.
Movimento em expansão
Dados do Ministério do Turismo confirmam a tendência do aumento na área em Roraima. Em 2024, os destinos locais receberam mais de 16 mil turistas internacionais. O ano registrou um aumento de 97% em comparação com 2023, quando foram contabilizados quase 8.260 visitantes.