Campanha de vacinação contra febre aftosa em Roraima é lançada neste sábado em fazenda de Mucajaí

Campanha de vacinação contra febre aftosa em Roraima é lançada neste sábado em fazenda de Mucajaí
Aderr pretende vacinar cerca de 500 mil animais de 0 a 24 meses do rebanho que já corresponde a 1,2 milhão cabeças – Foto: Divulgação/Secom

O governo de Roraima lança neste sábado (30), com o Conselho Estadual de Sanidade Animal e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), a 46ª campanha de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento ocorre na Fazenda Minas Gerais, localizada na BR-174, km 50, no município de Mucajaí. Os produtores têm deste domingo (1º) a 31 de outubro para imunizar o rebanho.

A abertura da 46ª Campanha terá a participação do governador Antonio Denarium (PP), secretários de Estado, parlamentares, produtores rurais e servidores da Aderr. O evento também será aberto ao público.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, destaca o simbolismo do lançamento das campanhas de vacinação contra a febre aftosa.

“Com a pandemia, ficamos impedidos de fazer essa festa, que sempre é um marco importante, pois reúne produtores, autoridades e muita gente que chega para participar, mostrando a força da nossa pecuária. Aproveito aqui para convidar a todos para a abertura e comer um ‘churrascão’, que será oferecido aos presentes”, enfatizou.

Parisi destacou que essa pode ser a última abertura de campanha, visto que Roraima está prestes a entrar no seleto grupo de estados livres da febre aftosa sem vacinação.

A Aderr pretende vacinar cerca de 500 mil animais de 0 a 24 meses do rebanho que já corresponde a 1,2 milhão cabeças.

Na campanha passada, quando foram vacinados animais de toda faixa etária, a cobertura vacinal chegou a 97% do rebanho bovino no Estado. Esse percentual corresponde a cerca de 1.150.000 cabeças de gado vacinadas e declaradas pelos produtores na Aderr.

Livre da aftosa com vacinação

Roraima é livre de febre aftosa com vacinação, status concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal. Essa conquista é fruto do esforço em conjunto de pecuarista, comerciantes de revenda de vacinas e técnicos do governo que têm garantido a sanidade do plantel bovino do Estado.

Nesse trabalho, muitas etapas foram vencidas para tornar Roraima livre da doença, conforme destaca o presidente da Aderr. Foram realizadas várias campanhas de vacinação, agulha oficial nas terras indígenas e estabelecidas parcerias com produtores e comerciantes.

Além dessas ações, os técnicos envolvidos na vacinação fazem constantes visitas às propriedades rurais, repassando informações relevantes a fim de orientar os produtores sobre a doença.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/04/05/prefeitura-da-inicio-a-etapa-2023-de-vacinacao-nas-comunidades-indigenas/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *