Casa de tuxaua é incendiada na Raposa Serra do Sol; suspeita é de ato criminoso
A casa de uma liderança indígena do povo Macuxi, na comunidade Mutum, foi incendiada por criminosos, segundo relato do Conselho Indígena de Roraima (CIR) nessa segunda-feira (27). A residência fica localizada na região Serras, na Terra Indígena Raposa Serra Sol, em Uiramutã, ao Norte de Roraima.
A suspeita do CIR é que o ato tenha sido criminoso em razão das atividades de vigilância e monitoramento que os indígenas fazem na região para impedir a entrada de garimpeiros ilegais, maquinário de garimpo, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e não indígenas sem autorização.
O CIR é uma organização indígena, não-governamental, que atua há mais de cinco décadas pela garantia dos direitos assegurados na Constituição Federal e o fortalecimento da autonomia dos povos indígenas Roraima.
O crime aconteceu por volta das 2h30 do último sábado (24). O ataque foi relatado por meio de uma carta escrita à mão pelos indígenas da região.
No relato, eles disseram que o fogo queimou utensílios de cozinha, motor, fogão, botijão de gás, redes e até as telhas da casa. As paredes e possivelmente a estrutura da residência também foram comprometidas.