Casal é preso por garimpo ilegal e total de desintrusões da Terra Yanomami chega a 164

Casal é preso por garimpo ilegal e total de desintrusões da Terra Yanomami chega a 164
Casal foi detido na comunidade Minau, a 360 quilômetros de Boa Vista – Foto: Divulgação

As Forças Armadas, em conjunto com a Polícia Federal, realizaram mais uma desintrusão de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami (TIY) no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, nesta quarta-feira (25). Um homem e uma mulher foram detidos na Comunidade Minau, a 360 quilômetros de Boa Vista, suspeitos de garimpo ilegal na região.

Com essas duas detenções, realizadas por um helicóptero HM-4 Jaguar, do Exército Brasileiro, a operação chega a um total de 164 desintrusões.

O monitoramento feito pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira na TIY contribui para a preservação da Amazônia, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo.

A Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto 11575, de 21 de junho de 2023.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/10/07/forcas-armadas-e-pf-destroem-aviao-e-quatro-areas-de-garimpo-na-terra-yanomami/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/10/07/forcas-armadas-e-pf-prendem-nove-envolvidos-com-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *