Casal garimpeiro é encontrado em selva três dias após pouso de emergência de helicóptero no Norte de Roraima
Depois de três dias desaparecidos, o casal goiano Jeferson Alves de Lima, de 28 anos, e Maria Aparecida dos Santos Sousa, 49, e o piloto do helicóptero em que estavam foram encontrados no meio da selva próximo à fronteira do Brasil com a Venezuela nesta segunda-feira (17). O resgate, porém, deveria ser feito nesta terça (18), devido às condições climáticas da região.
O caso foi comunicado por uma amiga do casal ao Núcleo de Investigações de Pessoas Desaparecidas (NIPD), no 4º Distrito Policial, em Boa Vista, e ganhou repercussão nas últimas 24 horas.
O casal desapareceu na sexta-feira (14) quando estava numa área conhecida como Ximarioto, no rio Uraricoera. De acordo com a mulher que registrou a ocorrência na delegacia, no último contato que fizeram, Jeferson e Maria Aparecida informaram que estavam embarcando para Boa Vista.
A doméstica Jéssica Alves de Lima, 24, que vive em Goiânia, confirmou que o irmão estava com a esposa e o piloto da aeronave, que também trabalha para o garimpo. Eles foram vistos pela última vez sobrevoando o rio Uraricoera, o mais extenso de Roraima.
“Ele estava na Venezuela, não sei a cidade. Me ligou quando estava entrando no helicóptero, às 16h20. Acho que seria uma viagem de quatro horas, mas não chegou ao destino. Nos disseram que ele tinha sumido”, relatou Jéssica na tarde desta segunda-feira (17).
Já nesta terça, o pai de Jeferson, Francisco Mario, disse que o veículo decolou rumo à Boa Vista, onde o casal mora, sendo visto pela última vez sobrevoando o rio Uraricoera.
O casal e o piloto, que também trabalha com garimpo, no entanto, foram encontrados com vida por outro helicóptero que sobrevoava a selva à procura deles nesta segunda.
“Todos estão bem, apenas com muita fome. Pelo que soube, houve uma pane no helicóptero e o piloto precisou fazer um pouso de emergência na selva. Ele [piloto] conseguiu fazer contato por rádio com outra aeronave que sobrevoava a região”, explicou.
Francisco afirmou ainda que as buscas foram realizadas por outros garimpeiros da região, que se uniram e colocaram aeronaves à disposição para sobrevoar a área. A princípio, o pai de Jeferson acreditou que o helicóptero havia caído com os três.
“Ele viria aqui para Goiás visitar a gente, mas iria passar na casa dele primeiro para arrumar algumas coisas. Quero vê-lo em segurança, abraçá-lo, ver que está tudo bem. Graças a Deus, está vivo”, concluiu.
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/05/23/garimpeiro-usa-jangada-de-isopor-para-deixar-terra-yanomami-pelo-rio-uraricoera-veja-video/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/05/17/mpf-da-prazo-de-dez-dias-para-receber-informacoes-sobre-retirada-de-garimpeiros-da-terra-yanomami/