Ciro Gomes ministra palestra sobre crescimento econômico e sustentável em plenário da ALE-RR
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, nesta sexta-feira (21), uma sessão especial com a presença do professor, advogado e ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes. O político brasileiro ministrou a palestra “Roraima no contexto do desenvolvimento da Amazônia e suas regiões de fronteira”, que debateu os desafios relacionados à dicotomia sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
O evento contou com a presença de autoridades públicas, parlamentares estaduais e federais, e da população roraimense, que lotou o plenário Noêmia Bastos Amazonas. Na palestra, Gomes apresentou dados da política e economia mundial e contextualizou tais informações com o crescimento econômico brasileiro.
O ex-ministro afirmou que ciência e tecnologia são fundamentais para a economia e, por isso, há entraves na política econômica brasileira e amazônica, ao considerar que o país ainda é fortemente voltado ao setor primário (produção de matérias primas e alimentos).
“Roraima tem um potencial extraordinário, mas acredito que deveria ser um laboratório daquilo devemos fazer pelo Brasil. Essa ideia passa pela construção de um projeto, em que as grandes contradições sejam trazidas para a luz da ciência e para o grande pacto político, de forma que possa atender, de forma equilibrada e justa, aos grandes interesses do progresso, da justiça e da superação da miséria e da violência”, frisou Gomes.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o conhecimento social e político do ex-governador do Ceará favoreceu o debate sobre o melhor modelo econômico para Roraima.
“Apresentamos ao Ciro a Roraima atual, em que debatemos a realidade da migração venezuelana, da possibilidade da exploração do petróleo e do desenvolvimento da Guiana, considerando também as questões ambientais e indígenas. Esse foi nosso intuito: trazer uma grande liderança da política nacional para dialogar a respeito desses aspectos do desenvolvimento com o povo roraimense”, disse o presidente.