Combate à Aids: Sesau oferece testes rápidos e dá orientações em shopping de Boa Vista neste sábado

Combate à Aids: Sesau oferece testes rápidos e dá orientações em shopping de Boa Vista neste sábado
Devem ser feitos cerca de 800 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais – Foto: Divulgação/Sesau

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza neste sábado (2) testagem e leva orientações a frequentadores de um shopping da zona oeste de Boa Vista.

Voltada para pessoas a partir dos 15 anos, a ação ocorre das 10h às 18h. A expectativa é fazer cerca de 800 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.

“O atendimento ocorrerá sob demanda, com a necessidade de apresentação de documento de identidade ou cartão do SUS [Sistema Único de Saúde]”, explicou a gerente do CTA, Valquíria Barreto.

Além da testagem, os técnicos do CTA vão distribuir insumos de prevenção, como autotestes e preservativos masculinos e femininos, além de prestar orientações, aconselhamentos e marcar atendimentos subsequentes de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

“As atividades [do Dezembro Vermelho] buscam sensibilizar a população sobre a importância do acesso à informação adequada, abordando tanto métodos de prevenção quanto tratamentos. E a testagem rápida é de extrema importância, para que tenha o diagnóstico precoce, não ocorram novas transmissões, e para que o paciente possa iniciar imediatamente o tratamento”, destacou Valquíria.

Dia Mundial

Todos os anos, em 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Pessoas em todo o mundo se unem para mostrar apoio a quem vive com HIV e para lembrar quem se foi por doenças relacionadas.

Fundada em 1988, esta data foi o primeiro dia internacional para a saúde global. Cada ano, agências da ONU, governos e sociedade civil se unem para fazer campanhas em torno de temas específicos relacionados ao HIV, com atividades de conscientização e mobilização para arrecadação de fundos ao redor do mundo.

A fita vermelha é símbolo universal de conscientização, apoio e solidariedade às a quem vive com HIV e uma forte simbologia para que estas pessoas se façam ouvidas sobre questões importantes sobre suas vidas.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/11/29/sesau-altera-dinamica-de-agendamento-de-consultas-psicologicas-e-psiquiatricas-do-coronel-mota/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/23/vitimas-de-violencia-sexual-dos-9-aos-45-anos-de-idade-terao-prioridade-na-vacinacao-contra-hpv/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *