Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa apura condições de unidades prisionais em Boa Vista 

Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa apura condições de unidades prisionais em Boa Vista 
Nesta semana, comissão vai percorrer as Cadeias Públicas Masculina e Feminina, Centro de Progressão Penitenciária, Casa do Albergado, Centro de Monitoração Eletrônica e Divisão de Inteligência e Captura – Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário, deputado Rárison Barbosa (PMB), acompanhado do procurador jurídico da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Walker Sales, iniciou nesta segunda-feira (7) visita às unidades prisionais em Boa Vista com o intuito de levantar informações sobre as condições de trabalho dos policiais penais e de internação dos reeducandos.

O parlamentar, integrantes da direção da PAMC e agentes da Polícia Penal percorreram as obras de reforma do Centro de Triagem. No local, existem celas para acomodar os recém-chegados. Antes das obras, conforme relatos, as celas eram instaladas em um bloco sem ventilação, mas com a reestruturação o local passou a receber mais luz e ventilação natural.

Eles percorreram ainda os corredores principais dos blocos A e B, e conversaram com servidores para subsidiar um relatório para apresentar aos membros da Comissão, Poderes Legislativo e Executivo e demais órgãos. A equipe verificou as condições das instalações para os servidores.

Dentro da unidade, a comissão visitou a Escola Estadual Professora Cristotelma Francisca de Brito Gomes, onde há aulas de cursos profissionalizantes, ensino regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), parceria da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania ( Sejuc) e  Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), com atendimento de 280 presos.

O presidente da comissão explicou que este é o dever do parlamentar, fiscalizar. “Estamos aqui para ver as condições das estruturas físicas e condições de trabalho dos servidores, o parlamentar precisa estar mais próximo para levar as contribuições e melhorias”, disse Barbosa.

Entre as necessidades apresentadas à comissão pelos servidores, estão o auxílio-fardamento e a valorização do policial penal – Foto: Divulgação

Entre as necessidades apresentadas pelos servidores, estão o auxílio-fardamento e a valorização do policial penal. “Precisamos aumentar o orçamento da Sejuc para contratar mais servidores”. Ele garantiu que vai cobrar a conclusão de obras no entorno da PAMC. Desta maneira, complementou o deputado, desafogará a atual estrutura da unidade.

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima, Joana Darc, agradeceu a iniciativa da comissão. “É preciso compreender que as demandas do Sistema Prisional são infinitas, infelizmente os recursos disponíveis pelo Estado são finitos e é uma população carcerária volátil, crescente. Essa é a maior unidade e a que mais merece nossa atenção”, disse.

Nesta semana, a Comissão da Assembleia Legislativa percorrerá as Cadeias Públicas Masculina e Feminina, Centro de Progressão Penitenciária, Casa do Albergado, Centro de Monitoração Eletrônica e Divisão de Inteligência e Captura (Dicap).

Atualmente, a PAMC comporta cerca de 1.785 internos.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/13/tecnica-de-fraturar-dedos-de-presos-ja-foi-identificada-em-roraima-e-outros-quatro-estados-diz-orgao-de-combate-a-tortura/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/06/07/mpf-sugere-melhorias-no-atendimento-de-saude-e-distribuicao-de-presos-depois-de-inspecionar-unidades-prisionais-de-rr/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *