Concurso de redação do Teamarr com foco no autismo recebe quase 600 inscrições
O primeiro concurso de redação promovido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), teve quase 600 inscrições. No total, 70 escolas, entre públicas e privadas, de 14 municípios do Estado, inscreveram os alunos (apenas Uiramutã não participou). O tema do certame é “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”.
Encerrado o prazo de inscrição, as escolas devem selecionar os três melhores textos dos alunos e enviá-los, entre 23 e 24 de novembro, para análise da banca, que vai observar se o texto é dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; se tem no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; e se é inédito. Os vencedores de cada categoria recebem a premiação em dezembro.
O concurso de redação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) teve como objetivo provocar na comunidade escolar a busca por conhecimento relacionado ao espectro e entender as diferenças do universo de quem tem autismo. A partir disso, melhorar o espaço social para que pessoas com autismo possam ser bem acolhidas e entendidas.
A presidente do Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa, deputada Angela Águida Portella (PP), afirmou que a realização do concurso foi inovadora e desafiadora, mas que deu certo graças ao empenho do presidente Soldado Sampaio (Republicanos) e dos servidores.
“Com este concurso, desejamos levar mais informações sobre o TEA, diminuir preconceitos para que a inclusão e a empatia aumentem não só com os autistas, mas também com as famílias. E a escola é o melhor local para levarmos conhecimento. Estou feliz com o trabalho executado e vamos trabalhar para que seja aprimorado”, acrescentou a parlamentar.
Foram 45 dias de trabalho intenso para divulgar o concurso de redação em Boa Vista e nas cidades do interior do Estado. Segundo a diretora do Teamarr, Caroline Martins, além da divulgação nos canais de comunicação do Poder Legislativo, as equipes estiveram em mais de 40 escolas para anunciar o concurso e a receptividade das unidades de ensino foi boa.
“Conversamos com alunos e gestores, que ficaram animados com o chamamento das escolas. Buscamos estender as necessidades dos estudantes, explicar o que é o espectro autista e o que esperávamos das redações. Conseguimos alcançar um público muito bom”, enfatizou Caroline.
Cronograma
Homologação das inscrições | 22 de novembro |
Recebimento das redações | 23 e 24 de novembro |
Análise das redações | 27 de novembro a 1º de dezembro |
Resultado oficial preliminar | 5 de dezembro |
Interposição de recursos | 6 a 12 de dezembro |
Análise de recursos | 13 a 15 de novembro |
Resultado | 19 de dezembro |
Premiação | 22 de dezembro |
Premiação
BOA VISTA
Categoria aluno
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido
3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido
Categoria professor orientador
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone e fone de ouvido
3º lugar: smartphone e fone de ouvido
INTERIOR
Categoria aluno
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido
3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido
Categoria professor orientador
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone e fone de ouvido
3º lugar: smartphone e fone de ouvido
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