Conselho de Ética do Senado abre processo contra Chico Rodrigues (PSB), flagrado com dinheiro na cueca em 2020

Conselho de Ética do Senado abre processo contra Chico Rodrigues (PSB), flagrado com dinheiro na cueca em 2020
Rodrigues nega qualquer irregularidade no caso e alega que o episódio aconteceu ‘pelo pânico e pelo medo’ – Foto: Jane Araújo/Agência Senado

O Conselho de Ética do Senado abriu, nesta quarta-feira (14), um procedimento disciplinar contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), flagrado em 2020 com dinheiro na cueca durante uma operação da Polícia Federal (PF).

O caso não havia sido instaurado no Conselho de Ética até o momento por causa da paralisação das atividades do colegiado durante a pandemia de covid-19. Rodrigues nega qualquer irregularidade no caso e alega que o episódio aconteceu “pelo pânico e pelo medo” no momento da operação da PF.

Os policiais investigavam, à época, um suposto esquema de desvio de recursos públicos que deviam ser destinados ao combate à covid-19 em Roraima. É a partir da abertura do procedimento disciplinar que o processo se inicia. O relator do caso será o senado Renan Calheiros (MDB-AL).

Também foram abertos processos administrativos contra outros quatro senadores.

Styvenson Valentim (Podemos-RN) será julgado por uma transmissão ao vivo realizada em 2021 quando ele ironizou a então deputada Joice Hasselmann, que disse ter sido vítima de uma agressão em sua casa. A Polícia Civil constatou, posteriormente, que ela “caiu da própria altura”.

Na live, Valentim disse: “Aquilo ali, das duas uma. Ou duas de quinhentos ou uma carreira muito grande. Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”.

O senador Cid Gomes (PDT-CE), por sua vez, é acusado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de ter ofendido “a honra de outro parlamentar” por declarações feitas em 2019.

O episódio ao qual Lira se refere é uma fala de Cid em que ele compara o atual presidente da Câmara com Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara que foi preso durante a operação Lava Jato.

O atual líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido -AP), se tornou alvo de uma ação por causa de declarações dadas durante a CPI da pandemia de covid-19.

À época, Randolfe disse que Bolsonaro era um “ladrão de vacina” e de “dinheiro do povo”. O ex-deputado Daniel Silveira, condenado e preso por ataques ao Estado democrático de direito, é o autor da ação.

Por fim, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) responderá perante o Conselho de Ética por dois casos. O primeiro deles é por ter gravado e divulgado uma conversa com o então presidente Jair Bolsonaro em 2021. O segundo é por ter divulgado informações falsas sobre outros parlamentares de Goiás.

*Com informações da CNN Brasil

https://oanalitico.com.br/politica/2023/06/13/partes-constrangedoras-diz-senadora-ao-se-referir-a-trechos-do-relatorio-final-sobre-crise-humanitaria-yanomami-que-busca-beneficiar-garimpeiros/

https://oanalitico.com.br/politica/2023/06/13/metade-de-roraima-pertence-a-indigenas-diz-presidente-da-comissao-dos-yanomami-ao-pedir-cautela-na-expansao-de-areas-de-preservacao/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *