Corpos de casal e de piloto de helicóptero são encontrados em Roraima 2 dias após família informar que eles estavam vivos
A polícia confirmou que localizou nesta quinta-feira (20) três corpos que seriam do casal Jeferson Alves de Lima, 28, e Maria Aparecida dos Santos Sousa, 49, e do piloto Francisco Carlos Alves Damasceno, 52, vítimas de um acidente de helicóptero durante um voo da Venezuela com destino ao Brasil.
Em entrevista na terça-feira (18) a um site de Goiás, o pai de Jeferson, Francisco Mário, disse que recebeu a informação de que os três haviam sido encontrados vivos por outro helicóptero que sobrevoava a selva à procura deles na segunda (17).
“Todos estão bem, apenas com muita fome. Pelo que soube, houve uma pane no helicóptero e o piloto precisou fazer um pouso de emergência na selva. Ele [piloto] conseguiu fazer contato por rádio com outra aeronave que sobrevoava a região”, explicou.
Francisco afirmou ainda que as buscas foram realizadas por outros garimpeiros da região, que se uniram e colocaram aeronaves à disposição para sobrevoar a área.
Os três corpos foram encontrados em estado avançado de decomposição e deram entrada no Instituto de Medicina Legal por volta das 11h desta quinta, segundo a Polícia Civil de Roraima.
Eles desapareceram na sexta-feira (14), quando viajavam rumo a Boa Vista. Por enquanto, apenas o corpo de Jeferson foi identificado oficialmente. A polícia esclareceu que estão sendo realizados exames de papiloscopia e odontologia legal para identificar os outros.
O helicóptero em que eles estavam caiu na comunidade indígena Saúba, na Terra Indígena Yanomami (TIY). Eles foram vistos pela última vez sobrevoando o rio Uraricoera, o mais extenso de Roraima, segundo a Polícia Civil.
As buscas tiveram início na segunda-feira, de acordo com o delegado titular da Delegacia Geral de Homicídios, Lurene Avelino Júnior. O Núcleo de Pessoas Desaparecidas realizou diligências no município de Amajari, Norte do Estado, onde foram reunidos dados que levam a presumir que o casal foi vítima de acidente aéreo.
O delegado também informou que recebeu um comunicado da possível queda de um helicóptero na região indígena, em período correspondente à comunicação do desaparecimento das pessoas.
Trabalho no garimpo
Jeferson era natural de Goiânia, atuava como garimpeiro e trabalhava na Venezuela há poucos meses, conforme contou a família em entrevista ao portal Mais Goiás. Ele se mudou para Roraima há quatro anos, onde conheceu a esposa.
A irmã de Jeferson detalhou que o piloto da aeronave também trabalhava para o garimpo. “Ele estava na Venezuela, não sei a cidade. Me ligou quando estava entrando no helicóptero, às 16h20. Acho que seria uma viagem de quatro horas, mas não chegou ao destino. Nos disseram que ele tinha sumido”, disse ela ao site.
A família do casal registrou boletim de ocorrência. A Polícia Civil de Roraima informou que o caso é investigado pelo 4° Distrito Policial em Boa Vista.
Com informações do UOL
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/18/casal-garimpeiro-e-encontrado-em-selva-tres-dias-apos-pouso-de-emergencia-de-helicoptero-no-norte-de-roraima/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/05/23/garimpeiro-usa-jangada-de-isopor-para-deixar-terra-yanomami-pelo-rio-uraricoera-veja-video/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/05/17/mpf-da-prazo-de-dez-dias-para-receber-informacoes-sobre-retirada-de-garimpeiros-da-terra-yanomami/