Corpos de garimpeiro e adolescente são encontrados em rio amarrados a motor; família acusa militares de execução

Corpos de garimpeiro e adolescente são encontrados em rio amarrados a motor; família acusa militares de execução
Comunidade Palimiú foi palco de duplo homicídio; tensão entre militares e garimpeiros é constante na região desde início de operações contra garimpo ilegal – Foto: Reprodução

Um garimpeiro identificado como Flávio Luiz, de 34 anos, e Daivid Lucas Serrão Sousa, 15, foram mortos a tiros de fuzil na aldeia de Palimiú, Terra Indígena Yanomami, na noite de quinta-feira (21). De acordo com uma irmã de Flávio, que comunicou o caso à polícia neste fim de semana, os responsáveis pelo duplo homicídio são agentes das forças de segurança que atuam no combate ao garimpo na região.

Os corpos das vítimas foram encontrados neste domingo (24), sendo resgatados por garimpeiros e levados para Alto Alegre. Eles estavam boiando no rio amarrados ao motor.

A mulher conta que ficou sabendo das mortes pelo WhatsApp, na noite de sexta-feira (22). Segundo ela, seu irmão e dois amigos (o piloto e o proeiro) estavam em uma canoa quando, por volta das 23h55 de quinta, foram interceptados por militares. O barco teria sido alvejado com vários tiros de fuzil, mas o piloto foi atingido, provavelmente, com bala de borracha, e conseguiu fugir.

Já Flávio Luiz e Daivid Lucas foram mortos “sem esboçar nenhum tipo de reação”, conforme informou à polícia a irmã do garimpeiro. Ela disse ainda que as vítimas foram amarradas ao motor do barco, retirado pelos militares, e jogadas no rio. O piloto conseguiu fugir pela mata e, em seguida, entrou em contato com parentes em Boa Vista para relatar o que havia acontecido.

A irmã de Flávio foi ao 7 Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) em busca de informações sobre uma possível operação de segurança na região de Palimiú, mas não houve confirmação por parte do comando. O caso foi comunicado à Delegacia Geral de Homicídios (DGH) e à Polícia Federal.

Em nota, o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte informou que não houve confronto com mortes entre militares e garimpeiros na data e região mencionadas, e que a atuação das Forças Armadas é pautada pelos princípios da legalidade e legitimidade.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/04/policia-retira-corpos-de-garimpeiros-mortos-na-terra-yanomami-em-conflito-com-indigenas/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/08/15/garimpeiro-suspeito-de-assassinato-na-terra-yanomami-e-preso-em-tocantins/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/06/garimpeiros-sao-mortos-durante-confronto-com-indigenas-na-terra-yanomami/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/06/parentes-registram-eme-delegacia-mortes-de-garimpeiros-por-indigenas-na-terra-yanomami/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *