Deputado pede ao governo de RR decretação de calamidade pública por conta de queimadas

Deputado pede ao governo de RR  decretação de calamidade pública por conta de queimadas

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), enviou uma indicação ao Governo de Roraima, para que seja decretado estado de calamidade pública e situação de emergência devido ao avanço das queimadas. Atualmente, Roraima tem 8 dos 10 municípios do Brasil com o maior número de focos de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O período de seca, intensificado pelo fenômeno El Niño, tem provocado forte estiagem em Roraima, levando a um alto número de queimadas em quase todos os municípios. De acordo com o Inpe, Mucajaí é a cidade brasileira com o maior número de focos nesta quinta-feira (22), com 277 focos de calor, seguida por Caracaraí (264), Amajari (224), Rorainópolis (180), Iracema (114), Boa Vista (107), Alto Alegre (106) e Bonfim (97).

“Diante deste cenário alarmante, de seca extrema e estiagem duradoura, Roraima encontra-se em estado de emergência ambiental, sendo, portanto, nas atribuições que compete a este parlamentar, requisitar informações sobre possível plano de fortalecimento ao combate às queimadas e os dados de sua execução inicial, com referência a recursos humanos e materiais já em campo”, justifica Cabral.

Nesta semana, o vice-presidente, acompanhado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Anderson Carvalho de Matos, visitou regiões impactadas por incêndios e queimadas no município de Amajari, ao Norte do estado. O problema tem causado prejuízos à população com a perda de lavouras, gados e pastos.

Outras medidas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), determinou a criação de uma comissão especial para acompanhar esse debate, formada pelos parlamentares Marcelo Cabral, Gabriel Picanço (Republicanos), Armando Neto (PL), Eder Lourinho (PSD), Angela Águida Portella (Progressistas), Aurelina Medeiros (Progressistas) e Lucas Souza (PL).

Sampaio também determinou que a Superintendência de Comunicação realize campanhas informativas para alertar a população sobre as queimadas, com intuito de evitar incêndios provocados pela sociedade. O presidente disse que é preciso ainda que o Estado solicite apoio do Governo Federal para intensificar as ações de enfrentamento às queimadas.

“O Estado tem feito sua parte em relação ao desmatamento ilegal, às queimadas ilegais, mas, mesmo assim, temos muitos focos de incêndio provocados de maneira criminosa ou acidental, que se alastram e exigem atuação de nossos órgãos ambientais e do Corpo de Bombeiros. Isso traz problemas sociais para Roraima, afeta o homem do campo e, consequentemente, o abastecimento das cidades”, declarou Sampaio.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *