Deputados cobram de secretários esclarecimentos sobre obras atrasadas da maternidade e hospitais de Roraima

Deputados cobram de secretários esclarecimentos sobre obras atrasadas da maternidade e hospitais de Roraima
Reunião foi conduzida por parlamentares da Comissão de Viação, Transportes e Obras – Foto: Divulgação/SupCom/ALE-RR

Deputados estaduais se reuniram nesta segunda-feira (5) com os secretários da Saúde, Cecília Lorenzon, e o ajunto da Infraestrutura, Emerson de Paula, para terem esclarecimentos sobre o andamento e prazos de conclusão de obras atrasadas, bem como a dotação orçamentária, da maternidade e hospitais do interior de Roraima.

Os destaques foram os municípios de Bonfim, com previsão de entrega para o fim de julho, e Iracema, que, segundo a secretária estadual de Saúde, depende de agendamento com o governador Antonio Denarium (PP).

“A obra [em Iracema] está 95% concluída, restando pendente apenas a fossa, que tem previsão de entrega para sexta-feira [9]. Como já está também bastante equipado [70%], o consideramos como concluído”, detalhou a secretária, complementando que, durante o processo de execução, houve alguns percalços que contribuíram para o atraso.

Foram discutidas, também, as situações de São João da Baliza, que aguarda regularização de terreno, de Mucajaí, dividida em duas frentes (reforma da unidade em funcionamento, que deverá ser entregue em outubro deste ano, e a ampliação do bloco A, com finalização em julho do ano que vem), e a unidade de Pacaraima, que atende tanto a população brasileira quanto a da Venezuela. A unidade está com 60% das obras executadas, de acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura.

Obras se iniciaram em abril de 2021 e, segundo Seinf, reforma deve terminar em março de 2024, e ampliação, em 2025 – Foto: Divulgação

Outra entrega aguardada pela população e questionada pelos parlamentares é a do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), única maternidade de Roraima. As obras se iniciaram em abril de 2021 e, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), a reforma deve terminar em março de 2024, e a ampliação, em 2025. Atualmente, a unidade provisória funciona no bairro 13 de Setembro.

A reunião foi conduzida por parlamentares integrantes da Comissão de Viação, Transportes e Obras, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Supostas irregularidades

Em maio, deputados estaduais aprovaram o Pedido de Informação nº 22/2023 para ter acesso a contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com a empresa de serviços médicos especializados Medtrauma.

A proposição solicitava informações sobre o estudo técnico para escolha da empresa, bem como a relação de pagamentos efetuados por meio dela, a exemplo de serviços prestados, materiais e insumos fornecidos. Havia também a solicitação de cópia integral de todos os contratos públicos feitos com a Medtrauma.

“Conforme o noticiário, a empresa teve indícios de corrupção em outros estados, como Mato Grosso, além de suspeitas de ilegalidade no contrato firmado com a Secretaria de Saúde do Acre”, afirmou o deputado Cláudio Cirurgião (União), autor do pedido de informação.

https://oanalitico.com.br/cidades/2023/05/17/forca-tarefa-da-assembleia-legislativa-vai-fiscalizar-obras-nos-hospitais-estaduais/

https://oanalitico.com.br/politica/2023/03/28/comissao-de-saude-da-ale-rr-registra-condicoes-de-maternidade-durante-visita-tecnica/

https://oanalitico.com.br/destaques/2022/09/02/com-atraso-na-obra-da-maternidade-promotores-do-mp-e-sesau-discutiram-medidas-e-construcao-de-outra-unidade/

https://oanalitico.com.br/politica/2023/05/17/deputados-aprovam-requerimento-para-acessar-contratos-da-sesau-com-empresa-suspeita-de-corrupcao/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *