Deputados do Parlamento Jovem Roraimense discutem propostas nas áreas de educação, esporte e economia
O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebeu mais uma etapa do projeto Parlamento Jovem Roraimense (PJR), edição 2024, na manhã desta quarta-feira (9). Desta vez, os jovens deputados se reuniram para discutir projetos de lei (PLs) voltados à educação, esporte e economia, sendo o segundo encontro após a posse ocorrida em agosto.
A dinâmica iniciou com os jovens apresentando ideias à equipe da Superintendência Legislativa que avaliou as matérias e orientou os autores dos projetos. Uma das propostas institui a Política Estadual de Incentivo ao Esporte nas Escolas, com a realização de campeonatos esportivos intercolegiais de diversas categorias ao longo do ano letivo. O autor é o estudante do Ensino Médio, Mateus Araújo, de 15 anos, que é apadrinhado pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos).
“O jovem Mateus teve uma ideia muito legal que eu acredito que fará a diferença no ambiente escolar. Ele trouxe uma proposta de fomentar as atividades desportivas dentro das escolas públicas e privadas que queiram participar, de forma que aumente a interação entre as unidades de ensino de todo o estado. Desta forma, as modalidades esportivas individuais e coletivas farão diferença dentro do ambiente escolar”, disse Marcos Jorge.
O deputado reforçou que sabe a importância da atividade desportiva para a transformação da juventude e protocolou o projeto de lei, formalizando a ideia apresentada pelo jovem.
Para Mateus, a experiência de participar da atual edição do PJR está sendo única e muito significativa para a sua vida. “Uma experiência muito boa e incrível, pois eu nunca tinha vivenciado algo assim. Acredito que minha ideia vai agregar muito nas escolas”, pontuou Mateus, que estuda na Escola Estadual Gonçalves Dias.
A jovem parlamentar Amanda Fernandes, de 16 anos, também apresentou um projeto voltado ao âmbito escolar. A matéria busca tornar obrigatório que a gestão administrativa escolar tenha carga horária compatível com os turnos de estudo do corpo discente das unidades de ensino de Roraima.
Conforme a estudante da Escola Estadual Vanda da Silva Pinto, a demanda surgiu após ela observar que integrantes do corpo docente e da secretaria escolar não cumprem o horário de trabalho e não atendem pais e alunos quando necessário.
“É recorrente a ausência dos secretários e diretores, seja por férias frequentes, faltas ou não cumprimento da carga horária e quando precisamos da assistência deles sobre situações que somente eles resolvem, eles nunca estão. Então a ideia é que eles estejam presentes enquanto tiver aluno na escola”, detalhou.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem Roraimense é um projeto da Assembleia Legislativa de Roraima e conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da Casa. Ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), com objetivo de engajar os jovens na política, proporcionando uma experiência prática do funcionamento do poder legislativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades de liderança, debate e formulação de políticas públicas.