Equipes da CGU e Ministério da Saúde visitam TIY para verificar estrutura de atendimento humanitário a comunidades

Equipes da CGU e Ministério da Saúde visitam TIY para verificar estrutura de atendimento humanitário a comunidades
Integrantes da CGU e do ministério foram conduzidos à região em uma aeronave das Forças Armadas – Foto: Divulgação

Equipes da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Saúde visitaram nesta semana a Comunidade de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami (TIY), para verificar a estrutura montada pelas Forças Armadas no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, cujo objetivo é prestar apoio humanitário às comunidades indígenas da região e conduzir as ações repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Os integrantes da CGU e do ministério foram conduzidos à região em uma aeronave das Forças Armadas. Durante a visita, a comitiva pôde acompanhar o atendimento médico a uma criança indígena atacada por animal peçonhento em Surucucu.

O diretor de Auditoria em Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, Cássio Mendes, destacou a importância da visita técnica. O órgão tem como atribuição institucional avaliar a execução das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo.

Órgão da CGU tem como atribuição institucional avaliar a execução das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo – Foto: Divulgação

“Com uma oportunidade como essa, sem dúvida adquirimos um conhecimento impossível de se obter a distância. O que mais chamou minha atenção foi a complexidade logística envolvida para garantir a presença do Estado Brasileiro em uma região tão remota, bem como o atendimento de saúde ao povo Yanomami”, afirmou.

A Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta e interagências, coordenada entre órgãos de Segurança Pública, agências e Forças Armadas.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/06/pf-faz-operacao-contra-superfaturamento-de-oxigenio-para-indigenas-de-rr-marido-da-secretaria-de-saude-e-um-dos-alvos/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/20/forcas-armadas-entregam-mais-de-30-mil-cestas-de-alimentos-a-comunidades-na-terra-indigena-yanomami/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *