Escola Centenário celebra Dia Nacional do Sistema Braille com mostra de atividades pedagógicas, em Boa Vista

Escola Centenário celebra Dia Nacional do Sistema Braille com mostra de atividades pedagógicas, em Boa Vista

Em alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, nesta segunda-feira, 8, a Escola Municipal Centenário de Boa Vista comemorou a data com uma mostra pedagógica do projeto “Correio Tátil“. Esta ação visa enfatizar a importância do estudo do Braille para os alunos, além de gerar momentos de inclusão das crianças com deficiência visual.

A iniciativa é uma parceria das professoras de Braille, Evânia Carvalho e Tatielle Moreira, com apoio dos profissionais da Sala de Recurso Multifuncional e da sala regular. O projeto foi desenvolvido com todos os alunos da escola, onde confeccionaram cartinhas e livro tátil, promovendo um momento lúdico e educativo sobre o sistema de ensino em Braille com os pequenos.

“Os alunos passaram todo o mês de março fazendo atividades em alusão ao projeto. Os alunos do 4° e 5° ano participaram de um concurso, eles confeccionaram um livro tátil e o melhor foi premiado. É um trabalho de relevância para a rede municipal, para que os alunos com deficiência visual se sintam incluídos no ensino e que facilite sua evolução de aprendizado”, relatou Evânia.

Em parceria com os Correios, a entrega das correspondências foi feita pelo Cecograma, que é um serviço dos Correios, fundado em 2001, que permite o envio gratuito de cartas em Braille. Ele facilita a comunicação entre pessoas com deficiência visual, funcionando como um meio de correspondência acessível e inclusivo. Para utilizá-lo, basta redigir a carta em Braille e enviá-la pelo correio sem custo algum.

Ensino em Braille – O projeto Educação Braille iniciou no ano de 2018 na rede municipal de Boa Vista. Surgiu da necessidade de efetivar a inclusão do aluno cego por meio do sistema Braille de ensino, favorecendo o processo de aprendizagem, oferecendo interação entre o leitor com o texto lido, tornando-o mais autônomo dentro e fora do ambiente escolar.

Atualmente, existem 11 alunos com deficiência visual, matriculados na rede municipal de ensino. Todos contam com o atendimento individualizado dos professores de Braille, além de contar com auxílio dos profissionais da Sala de Recursos Multifuncionais e da sala regular.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *