FAB intensifica ações de fiscalização para combater garimpo ilegal na Terra Yanomami
A Força Aérea Brasileira (FAB) intensificou ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) para combater o garimpo ilegal na Terra Yanomami em Roraima. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (7) pela força.
A FAB identificou diversos garimpos ativos e inativos, pistas de pouso clandestinas e a exploração mineral de cassiterita no território.
As ações tem sido feitas pelo Comando Operacional Conjunto Amazônia, composto pela FAB, Exército e Marinha.
O ciclo de geração de conhecimento de inteligência envolve a coleta de dados, o processamento de imagens e a produção de relatórios. Uma vez identificados os alvos de interesse, as informações são repassadas para a Polícia Federal e Ibama que passam a atuar no local.
Após a neutralização, as informações são enviadas ao Comando Conjunto que analisa novamente o ciclo de inteligência, passando a monitorar a reativação de ações de extração mineral ilegal, segundo a Força Aérea.
“As ações do Cmdo Op Cj Amz mantêm o propósito de inviabilizar o Tráfego Aéreo Desconhecido (TAD) com a aplicação das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a neutralização das aeronaves irregulares no solo, em conjunto com outras agências do governo federal”, disse a FAB.
O comando tem contribuído com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ibama, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Força Nacional, que desativam garimpos, destroem aeronaves irregulares e apreendem materiais de apoio ao garimpo, como gerador de energia, motores hidráulicos, serra elétrica e antenas de comunicação via satélite.