Funai discute situação das terras indígenas com representantes de 263 comunidades de Roraima

Funai discute situação das terras indígenas com representantes de 263 comunidades de Roraima
Presidente da fundação, Joenia Wapichana, recebeu os indígenas, que representam os povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Wai Wai, Sapará, Taurepang, Patamona, Yanomami e Ye’kuana – Foto: Matheus Araújo/Funai

Representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) estiveram, nesta quinta-feira (24), na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para dialogar sobre a situação das terras indígenas (TIs) do Estado.

A presidente da fundação, Joenia Wapichana, recebeu os indígenas, que representam os povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Wai Wai, Sapará, Taurepang, Patamona, Yanomami e Ye’kuana, que fazem parte de 263 comunidades da região.

Estiveram presentes o assessor da Diretoria de Proteção Territorial (DPT), Manoel Prado Junior, membros do CIR, o coordenador-geral Edinho Batista de Souza, o advogado Ivo Macuxi, Mayra Wapichana, Lázaro Alexandre da Silva e Ernestina Afonso de Souza.

Edinho Batista de Souza ofereceu apoio à fundação em assuntos de interesse mútuo, como fiscalização e monitoramento. De acordo com o coordenador, o CIR pretende firmar um convênio com a Funai para a proteção e monitoramento de TIs.

“Estamos aqui para afirmar nosso compromisso e dizer que você não está sozinha. Estamos aqui para te fortalecer nessa luta.”

O coordenador-geral do CIR também mostrou preocupação com a tese do marco temporal que, segundo ele, incentiva a ação ilegal de garimpeiros e grileiros na região, facilitando invasões às TIs.

“Pedimos o reforço da presença do Estado em Roraima, visitas in loco e uma atenção especial à TI Yanomami”, enfatizou.

Outros temas como a situação da demarcação de 23 TIs da região em estudo, empreendimentos de grande impacto nas terras e apoio a projetos sustentáveis nos territórios, como a pecuária e a produção de energia sustentável, também foram pauta do encontro.

Durante a reunião, Joenia recebeu mensagens de apoio e agradecimento dos presentes. “A gente sente muito orgulho de vê-la nos representando nesse espaço. Estamos aqui no CIR fazendo o que aprendemos com você”, afirmou Mayra Wapichana. “Estamos juntos. Não vão calar a sua voz nem a nossa. Você nos representa, e a luta vai continuar”, declarou Ernestina.

Os indígenas também agradeceram a presença de Joenia na I Reunião da Coordenação Ampliada Deliberativa do Conselho Indígena de Roraima, ocorrida em 6 de julho. “Sua presença foi uma medalha para nós”, afirmou Edinho.

A luta pelas terras indígenas, que se encontra numa nova fase no governo atual, foi relembrada aos presentes por Joenia, que apontou que ainda há muito o que se fazer, enfatizando a necessidade de articulação dos povos indígenas para reivindicarem seus direitos.

A presidente apresentou um panorama da situação atual da Funai, que veio de um processo de desmonte, com pouco orçamento e poucos recursos humanos.

“A Funai está abrindo as portas para receber vocês e dar respostas efetivas”, afirmou.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/25/supremo-retoma-julgamento-do-marco-temporal-para-demarcacao-de-terras-indigenas-na-quarta-feira-30/

https://oanalitico.com.br/politica/2023/08/24/comissao-de-agricultura-e-reforma-agraria-aprova-marco-temporal-para-demarcacao-de-terras-indigenas/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/21/funai-propoe-melhorias-de-infraestrutura-da-br-174-para-melhorar-acesso-de-comunidades-indigenas-em-roraima/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/12/justica-mantem-obrigacao-da-funai-de-executar-plano-de-acao-para-atendimento-a-indigenas-venezuelanos-em-roraima/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *