Garimpeiros são mortos durante confronto com indígenas na Terra Yanomami
Três garimpeiros foram mortos na Terra indígena Yanomami nesta quarta-feira (5). Imagens mostram dois sendo enterrados em uma cova improvisada no meio da mata. Na foto, eles estão deitados um ao lado do outro. As mortes seriam consequência de um confronto com indígenas, nas imediações da Comunidade Xiriana.
Não há relatos de indígenas feridos ou mortos durante o conflito.
Em um áudio que circula no grupo de WhatsApp “Amigos do Uraricoera”, um garimpeiro não identificado diz que o marido de sua prima estava no mesmo barco onde os invasores mortos estavam.
“O marido da minha prima estava no barco com eles. [Os indígenas] mataram três. Ele conseguiu escapar, mas com um tiro na perna”, narra o homem.
Um terceiro garimpeiro, que também estava no barco, levou um tiro. “Conseguiu fugir, mas morreu no barraco”, revela em áudio.
A Polícia Federal disse que não recebeu informação sobre as mortes dos garimpeiros. Não há boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre as mortes.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/04/imagens-divulgadas-no-instagram-pelo-dsei-yanomami-mostram-resgate-de-vitimas-de-ataque-a-tiros-na-aldeia-parima/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/04/ataque-a-tiros-na-terra-yanomami-deixa-crianca-morta-e-pelo-menos-cinco-feridos-criminosos-conseguiram-fugir/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/03/divergencias-sobre-garimpo-levam-indigenas-a-exilio-conflitos-se-acirraram-no-governo-bolsonaro-dizem-liderancas/